DIÁLOGOS ENTRE ARTE, INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO: O QUE DIZEM OS PCN
Palavras-chave:
Arte, Educação, Interdisciplinaridade,Resumo
O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS MENÇÕES AO ENSINO DA ARTE E À INTERDISCIPLINARIDADE NOS PCN-ARTE REFERENTES ÀS QUATRO PRIMEIRAS SÉRIES E AOS TERCEIRO E QUARTO CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, FUNDAMENTADO EM OBRAS DE IVANI FAZENDA E ANA MAE BARBOSA. A PARTIR DE UMA ANÁLISE DOCUMENTAL, OBSERVA-SE QUE A ARTE É ENTENDIDA COMO CONHECIMENTO E SEU ENSINO É OBRIGATÓRIO COMO COMPONENTE CURRICULAR. ESSE ENSINO VISA A COMPREENSÃO DA ARTE COMO MANIFESTAÇÃO HUMANA, A FORMAÇÃO CRÍTICA E O DESENVOLVIMENTO CRIATIVO E SENSÍVEL. ALÉM DISSO, BUSCA FAVORECER AS RELAÇÕES COM OUTRAS ÁREAS DO SABER, BUSCANDO TORNÁ-LAS MAIS EFETIVAS E CONSTRUINDO UM CONHECIMENTO CIRCULAR SOBRE AS MÚLTIPLAS MANEIRAS DE APRENDER. NOS PCN, A INTERDISCIPLINARIDADE É MENCIONADA COMO FACILITADORA DOS COMPONENTES CURRICULARES, E, IMPLICITAMENTE, COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA ARTE. AFIRMA-SE QUE AINDA EXISTE UM GRANDE DESCOMPASSO ENTRE A PRODUÇÃO TEÓRICA E O ACESSO DOCENTE A ESSA PRODUÇÃO, ALÉM DA VISÃO ESTEREOTIPADA QUE REDUZ A ATIVIDADE ARTÍSTICA A APRESENTAÇÕES EM EVENTOS ESCOLARES. AO FINAL, APRESENTAM-SE ALGUMAS REFLEXÕES CRÍTICAS.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.