O papel da inclusão social no contexto educacional brasileiro

Autores

  • Alessandra Leles Rocha
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação inclusiva, direito, política e gestão educacional, portadores de deficiência.

Resumo

Este artigo visa estabelecer uma breve análise sobre o papel da inclusão social no contexto educacional brasileiro, na medida em que o termo ‘incluir’ gera estranhamento ao próprio princípio de igualdade presente no texto constitucional vigente no país. Por meio de um levantamento bibliográfico, com artigos acadêmicos publicados sobre o assunto, delineou-se uma retrospectiva histórica pelo sistema de educação nacional, no que tangem os avanços e desafios de uma educação para todos e o perigo das exclusões se tornarem cada vez mais excludentes para a sociedade brasileira; especialmente, para os portadores de deficiência.

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Publicado

06-07-2016

Como Citar

ROCHA, A. L. O papel da inclusão social no contexto educacional brasileiro. Travessias, Cascavel, v. 10, n. 1, p. e13251, 2016. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/13251. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO