O PAPEL DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA OS PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS DO CURSO DE LETRAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Palavras-chave:
Formação inicial de professores, papel das licenciaturas, curso de Letras da UNIOESTE/Marechal Cândido Rondon.Resumo
Neste artigo enfocamos o curso de licenciatura em Letras da UNIOESTE, câmpus Marechal Cândido Rondon, comparando o Projeto Político Pedagógico (PPP) vigente e o PPP reformulado pelo Colegiado daquele câmpus – projeto este que foi vetado por órgãos responsáveis. Observaremos, a partir da análise documental dos PPPs, a que níveis se deram as modificações e suas causas. Além disso, teceremos algumas considerações acerca do processo de criação e implantação das universidades e dos cursos de licenciatura no Brasil; abordamos como se deu a inserção das disciplinas didáticas nos cursos de formação docente, através de um percurso histórico, de leis e reformas no ensino superior; abordamos discussões acerca da importância que têm os cursos de licenciatura junto à formação inicial de professores. Verificamos por meio da análise dos PPPs que houve a intenção de melhorar a formação dos licenciandos daquele curso, principalmente pela tentativa de ampliação de carga horária e a implementação de disciplinas pedagógicas à grade curricular. A discussão teórica está baseada em autores como Mello (2000), Oliveira, Bonfim (2012), Paiva (2005) e Severino (2012), dentre outros.
Downloads
Publicado
28-12-2015
Como Citar
MÜLLER GEHRING, F. M.; CASTELA, G. da S. O PAPEL DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA OS PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS DO CURSO DE LETRAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. Travessias, Cascavel, v. 9, n. 2, 2015. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/13343. Acesso em: 19 maio. 2022.
Edição
Seção
EDUCAÇÃO
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.