O uso das TIC por meio das tecnologias da inteligência e ecologia cognitiva na prática do Projeto Conexão Rural

Autores

  • Alexandre Bruno Gouveia Costa
  • César Henrique Borralho
  • João Batista Bottentuit Junior

Palavras-chave:

TIC, Conexão Rural, Inclusão Digital, Ecologia Cognitiva, Tecnologias da Inteligência

Resumo


O artigo trata da inclusão digital de jovens da comunidade rural de São Luís-MA, na comunidade do Taim por meio do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) com base nos estudos de tecnologias da inteligência e ecologia cognitiva de Pierre Lévy. A temática abordada é de grande relevância uma vez que estamos incluídos na sociedade da informação, no entanto muitos jovens por falta de acesso as tecnologias ficam a margem desta revolução digital. O estudo descritivo aponta dos resultados obtidos através de uma amostra composta por 45 sujeitos que foram capacitados para uso das Tecnologias de Informação em Comunicação. E como resultado desta experiência obteve-se o aprimoramento do saber científico, da leitura crítica da realidade que culminou com a produção de oito vídeos documentários que retrataram a importância da comunidade e o ideal de sociedade em rede.

Referências

BRITO, Andrea; ROLANDI, Ana María; LAYA, Natalia Fernández. Ciclo de debates académicos tecnología y educación: documento de recomendaciones políticas. LUGO, Maria Teresa (coord.). 1a ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Instituto Internacional de Planeamiento de la Educación IIPE-Unesco, 2013. Disponível em: < http://www.buenosaires.iipe.unesco.org/sites/default/files/Ciclo%20debates%20acad%20TIC%20y%20educ%20VERSION%20Final.pdf> Acesso em: 17 de jun. 2016.

CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 7. ed. v. 1, São Paulo: Paz e Terra, 2009. 698p.

GASPARETTO, Neiva Aparecida. Modelo de inclusão digital para organizações, como prática de responsabilidade social. 2006. 126p. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, 2006.

LEVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 2011.

MMA/ IBAMA/CNPT, Laudo socioeconômico e biológico para criação da reserva extrativista do Taim. São Luís, 2006.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Heredando el futuro. Pensando la educación desde la

educación. Nómadas. Bogotá: Universidad Central, 1996, n. 5.

MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES. Apoio à capacitação no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para a juventude rural. Edital: Chamada Pública nº01/2011. Brasília, 2011

SANTOS, Sérgio Ribeiro dos. Tecnologia da informação e democracia: como enfrentar a questão da info-exclusão. Achegas.net, Rio de Janeiro, n.32, p. 79-92, 2009.

SILVEIRA, S.A. “Inclusão digital, software livre e globalização contra hegemônica”.

Revista Parcerias Estratégicas, nº 20, junho. 2003.

SILVA FILHO, Antonio. Os Três Pilares da Inclusão Digital. Espaço acadêmico. 2004. Disponível em <http://www.espacoacademico.com.br/024/24amsf.htm. Acesso em: 17 de Jun. 2016.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo: Paulinas, 2012.

Downloads

Publicado

22-06-2016

Como Citar

COSTA, A. B. G.; BORRALHO, C. H.; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. O uso das TIC por meio das tecnologias da inteligência e ecologia cognitiva na prática do Projeto Conexão Rural. Travessias, Cascavel, v. 10, n. 1, p. 231–246, 2016. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/13485. Acesso em: 23 maio. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: TIC, MULTILETRAMENTOS, SUPORTES E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS APLICADOS AO ENSINO DE LÍNG. PORTUGUESA