Uma proposta de promoção da igualdade racial na escola através de uma tecnologia

Autores

  • Maria Luana de Araújo Cunha

Palavras-chave:

Multiletramentos, You Tube, Diversidade Étnicorracial.

Resumo


Neste artigo, apresentamos uma proposta educacional que tem o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade da educação básica de uma forma inovadora, priorizando-se a inserção do aluno nas práticas sociais, na interação com os diversos sujeitos e, principalmente, na aceitação da diversidade étnicorracial, promovendo os multiletramentos. O projeto tem como base o uso de uma tecnologia educacional: o You Tube, o qual poderá servir como ferramenta para promover uma reflexão acerca da igualdade racial na escola, nos termos da lei n°10.639/2003 que trata da obrigatoriedade da inclusão no currículo escolar da temática “História e Cultura Africana e Afro-Brasileira”. Quanto ao embasamento teórico, apoiamo-nos em autores como Rojo (2013), Ribeiro (2012), Moran (2014), Quirino (2014), entre outros.

Referências

BRASIL. Lei n˚ 10639 de 09 de janeiro de 2003. Altera a lei n˚ 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretária da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2006.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas: Papirus, 2012.

PEREIRA, A. M. Trajetórias e Perspectivas do Movimento Negro Brasileiro. Belo Horizonte: Nandyala, 2008.

QUIRINO, D. R. Cotidiano e violência simbólica: a desconstrução do preconceito étnicorracial nas escolas. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2014.

ROJO, R. (org.). Escola Conectada – os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.

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Publicado

02-06-2016

Como Citar

DE ARAÚJO CUNHA, M. L. Uma proposta de promoção da igualdade racial na escola através de uma tecnologia. Travessias, Cascavel, v. 10, n. 1, p. 01–14, 2016. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/13525. Acesso em: 19 maio. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: TIC, MULTILETRAMENTOS, SUPORTES E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS APLICADOS AO ENSINO DE LÍNG. PORTUGUESA