Práticas educativas para o idoso: um estudo comparativo

Autores

  • Thereza Christina Gama
  • Alexsandra Rodrigues Amando
  • Bruna Coelho De Macedo
  • Glenda Katherine Silvestre da Silva
  • Edivaldo Xavier Da Silva Júnior
  • Clóvis Milton Duval Wannmacher
Agências de fomento

Palavras-chave:

Envelhecimento, educação, asilo, ensino.

Resumo

Esse estudo teve como objetivo realizar uma comparação entre idosos que vivenciam práticas educativas discutindo contextos distintos com diferenças e similaridades e os que não têm essa vivência. Trata de um estudo comparativo, de caráter exploratório, com abordagem quantitativa, especialmente em relação ao desenvolvimento pessoal. A população estudada foi composta por integrantes do Centro de Vivência da Secretaria do Desenvolvimento Social e do Trabalho (SEDEST), da Faculdade Aberta da Terceira Idade (FATI) e que residiam na casa geriátrica. A coleta de dados ocorreu no período de maio, junho e julho de 2015 com aplicação de questionário inicial e final.  Percebeu-se que a maioria dos idosos é do sexo feminino e encontra-se na faixa etária entre 50 e 70 anos. Além disso, os idosos que fazem parte da faculdade aberta da terceira idade (FATI) se diferenciam por possuírem maior renda e escolaridade. Com relação à forma como tomaram conhecimento sobre a existência da FATI, casa geriátrica e centro de vivência, as atividades desenvolvidas e as novidades trazidas à vida desses idosos, foram obtidas respostas bem diversificadas. Portanto, observou-se que a inserção dos idosos em diferentes contextos sociais está relacionada às suas condições econômicas, sociais e biológicas. Além disso, o lugar onde vivem ou mantém ligações interpessoais interfere diretamente na forma como esses idosos vivem, e no que esperam do futuro.

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Referências

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Publicado

28-07-2016

Como Citar

GAMA, T. C.; AMANDO, A. R.; DE MACEDO, B. C.; SILVESTRE DA SILVA, G. K.; DA SILVA JÚNIOR, E. X.; WANNMACHER, C. M. D. Práticas educativas para o idoso: um estudo comparativo. Travessias, Cascavel, v. 10, n. 2, p. e14660, 2016. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/14660. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO