“Até porque”: enunciadores que acionam crenças

Autores

  • Vanessa Raini de Santana
  • Sofia Cristina Alexius
  • Aparecida Feola Sella
Agências de fomento

Palavras-chave:

Enunciadores, Crenças, “até porque”.

Resumo

Uma língua em uso permite que novas palavras sejam criadas ou que se imprimam novas funções para palavras já existentes. O caso de “até porque” resulta de uma junção de duas palavras que, em português, têm suas funções e usos demarcados gramaticalmente. Ao analisar inquéritos obtidos com informantes de Foz do Iguaçu, verificou-se a articulação dessas duas palavras para a inserção de justificativa de crenças apresentadas pelos informantes. Assim, traçou-se como objetivo deste artigo a identificação das avaliações de si próprio e dos falantes com os quais informantes inquiridos pelo Projeto de Pesquisa “Crenças e Atitudes Linguísticas: um estudo da relação do português com línguas em contato” convivem. A análise de como as crenças dos informantes se constituem é pautada em discussões realizados em duas áreas dos estudos linguísticos: a semântica argumentativa, que norteia o uso do operador em si; e a sociolinguística, que subsidia a análise das crenças e atitudes linguísticas. Assim, conforme análise empreendida, identificou-se que o uso de “até porque” nas respostas dos informantes introduz justificativa para uma resposta por vezes negativa e que indica crenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2014.

CEPEN - Centro de Estudos de Políticas e Estratégias Nacionais. América do Sul – sinopse sobre o Islamismo. 2016. Disponível em: http://politicasnacionais.org/index.php/artigos/409-america-do-sul-sinopse-sobre-o-islamismo Acesso em: 18 abr. 2016.

CUNHA, Celso. CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

CUESTA, Pilar Vázquez. LUZ, Maria Albertina Mendes da. Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Martins Fontes, 1971.

DUCROT, Oswald. As escalas argumentativas. In: DUCROT, Oswald. Provar e dizer: leis lógicas e leis argumentativas. São Paulo: Global Ed., 1981.

DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987.

LABOV, William. Padrões Sociolingüísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

LAMBERT, William W. LAMBERT, Wallace E. Psicologia social. Rio de Janeiro: Zahar, 1966.

MORENO FERNÁNDEZ, Francisco. Principios de Sociolingüística y sociologia del lenguaje. Barcelona: Ariel, 1998.

Downloads

Publicado

26-10-2016

Como Citar

SANTANA, V. R. de; ALEXIUS, S. C.; SELLA, A. F. “Até porque”: enunciadores que acionam crenças. Travessias, Cascavel, v. 10, n. 3, p. e14898, 2016. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/14898. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

[DT] REFLEXÃO LINGUÍSTICA A REBOQUE DA FALTA DE REFLEXÃO SOBRE A APLIC. TEÓRICA