Literatura infantil e educação: contar histórias e formar leitores
Palavras-chave:
Literatura infantil, Educação, Contação de histórias, Leitura.Resumo
Este texto tem por objetivo destacar a importância da literatura infantil na educação da criança formando leitores. Descreve, a princípio, um breve histórico quanto à relação entre literatura e educação da criança, em seguida discorre sobre leitura e formação do leitor infantil, para finalizar destaca a importância da contação de histórias na formação do leitor. Foram realizados estudos bibliográficos com os principais autores que discutem o tema, como Regina Zilberman, Betty Coelho, Fanny Abramovich, Nelly Novaes Coelho, entre outros. Antes mesmo de a criança aprender a ler ela ouve histórias, contadas por avós, pelos pais, ou por outras pessoas. São momentos que lhe proporcionam prazer, emoção, suspense, alegria, dentre tantos outros sentimentos. Desde os primórdios o homem das cavernas contava histórias por meio da arte rupestre e em torno de fogueiras. A literatura infantil propriamente dita surgiu apenas no século XVIII, com o “aparecimento” da infância. Além disso, foi nesse século que se desenvolveu significantemente a indústria, facilitando as produções em série, a distribuição e o consumo. Hoje, nota-se certo abandono do livro de histórias e uma predileção pelas imagens da TV, por serem fáceis, prontas e acabadas. É necessário reverter esse quadro. Por isso, torna-se fundamental a contação de histórias, a fim de envolver a criança de tal forma a aproximá-la do livro e da leitura, para que ela possa compreender a realidade na qual vive, tornando-se um indivíduo crítico. O professor precisa incentivar seu educando a ler, embora esse papel seja também da família e do Estado.
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Referências
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