O conteúdo de Língua Portuguesa nos documentos oficiais e na Linguística Aplicada: a ordem de dois discursos

Autores

  • Adelino Pereira dos Santos
Agências de fomento
FAPESB/CAPES. EDITAL 017/2015

Palavras-chave:

Conteúdo de língua portuguesa, documentos oficiais, ordem de discurso, linguística aplicada.

Resumo

Neste ensaio, partimos das discussões recentes sobre atos e documentos governamentais a respeito da Base Nacional Comum Curricular e da reforma do Ensino Médio para, a partir de um texto primeiramente apresentado como capítulo de nossa dissertação de mestrado, sustentarmos a tese de que o conteúdo da disciplina Língua Portuguesa da educação básica se constitui sob a ordem de dois discursos: o que aqui denominamos de discurso pedagógico tradicional  sobre o conteúdo de língua portuguesa (DPT) e o discurso sobre o conteúdo de língua portuguesa advindo dos estudos linguísticos de cunho funcionalista (DELF). Para tanto, fazemos uma revisão crítica dos documentos oficiais de parametrização do ensino de português, que foram publicados nos fins da década de 1990 e anos 2000, bem como de obras de três autores, representantes de uma versão mais política da Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa, que também vieram à luz nesse último período mencionado da educação brasileira. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.

ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas em pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: vol. 2. língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: 3º e 4º ciclos: língua portuguesa. Brasília: MEC /SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMT, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: volume 1: linguagens, códigos e suas tecnologias. MEC/SEB, 2006.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: _______. Vários escritos. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Duas Cidades, 1995. p. 235-263

GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

GERALDI, João Wanderly (Org.). O texto na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 2001.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

POSSENTI, Sírio. Um programa mínimo. In: BAGNO, Marcos. (Org.). Linguística da norma. São Paulo: Loyola, 2002.

Downloads

Publicado

18-11-2016

Como Citar

DOS SANTOS, A. P. O conteúdo de Língua Portuguesa nos documentos oficiais e na Linguística Aplicada: a ordem de dois discursos. Travessias, Cascavel, v. 10, n. 3, p. e15264, 2016. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/15264. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ENSAIOS E TEMAS INTERDISCIPLINARES