O conteúdo de Língua Portuguesa nos documentos oficiais e na Linguística Aplicada: a ordem de dois discursos
Palavras-chave:
Conteúdo de língua portuguesa, documentos oficiais, ordem de discurso, linguística aplicada.Resumo
Neste ensaio, partimos das discussões recentes sobre atos e documentos governamentais a respeito da Base Nacional Comum Curricular e da reforma do Ensino Médio para, a partir de um texto primeiramente apresentado como capítulo de nossa dissertação de mestrado, sustentarmos a tese de que o conteúdo da disciplina Língua Portuguesa da educação básica se constitui sob a ordem de dois discursos: o que aqui denominamos de discurso pedagógico tradicional sobre o conteúdo de língua portuguesa (DPT) e o discurso sobre o conteúdo de língua portuguesa advindo dos estudos linguísticos de cunho funcionalista (DELF). Para tanto, fazemos uma revisão crítica dos documentos oficiais de parametrização do ensino de português, que foram publicados nos fins da década de 1990 e anos 2000, bem como de obras de três autores, representantes de uma versão mais política da Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa, que também vieram à luz nesse último período mencionado da educação brasileira.
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