A entrevista como um gênero do discurso: conceitos e fundamentos |
Palavras-chave:
Entrevista, Gênero do Discurso, Ensino de Língua PortuguesaResumo
Este ensaio tem por objetivo apresentar estudos teóricos sobre o gênero discursivo entrevista, como fundamentos para projetos de ensino na educação básica. Para tanto, consultamos uma breve e heterogênea bibliografia sobre este gênero do discurso, publicada no Brasil nos últimos 40 anos, oriunda dos campos epistemológicos da Filosofia da Linguagem, da Análise de Discurso, da Linguística Textual e de outros Estudos Sociais. Trabalhos dessa natureza se justificam pelas dificuldades enfrentadas pelos professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, no que se refere à disponibilidade de materiais teóricos e práticos sobre o gênero entrevista, de modo a auxiliá-los no cotidiano das salas de aula. Consideramos válida a afirmação de Marcuschi (2008) de que embora não sejam novos, estudos sobre gêneros discursivos estão na moda. Apesar disso, no entanto, pouco se dispõe de recursos e de bibliografias consistentes sobre os gêneros discursivos, muito embora os professores sejam constantemente orientados por documentos oficiais a torná-los objetos para o ensino da leitura, da produção de textos e da análise e reflexão sobre a língua.
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