Literatura, leitura e conectividade: um relato do CEJA Donaninha Arruda, em Baturité-CE.

Autores

  • Sofia Regina Paiva Ribeiro Professora da Rede Pública Estadual do Ceará, no Centro de Educação de Jovens e Adultos Donaninha Arruda, em Baturité.
  • Francisco Domiro Ribeiro Filho

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Literatura, Interatividade.

Resumo


O presente artigo é oriundo de um estudo acerca das ações pedagógicas que envolvem o Projeto Literário “Ariano interativo: 90 anos de histórias” realizado no CEJA Donaninha, em Baturité - Ceará.  A investigação objetiva mensurar a contribuição das mídias como ferramenta pedagógica no processo ensino-aprendizagem de literatura na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo contempla os critérios teórico-metodológicos da pesquisa bibliográfica exploratória, com constatações in loco e observações participativas. O recorte temporal para análise em campo abrange os meses de agosto a outubro de 2017, considerando diferentes temporalidades para o estudo bibliográfico. Para orientar a realização deste estudo, buscou-se os referencias teóricos de Freire (1996), Arroyo (2005), Soares (2005), Freitas (2008), Ferreira (2012) e outros. Pode-se inferir que o ensino de literatura na EJA através do viés: mídias interativas (internet), tradicional (televisão) e impressa (livro) favorece que cultura, linguagem e arte sejam trabalhados de uma forma dinâmica e contextualizada. O autor Ariano Suassuna, apesar de ser desconhecido pela grande maioria dos educandos, foi escolhido como escritor do ano a ser homenageado no sarau que acontece anualmente no CEJA. A partir dos dados coletados, constatou-se que o ensino de literatura de forma tradicional associado às mídias favorecem a interação e o trabalho interdisciplinar. Ressalta-se, ainda, que o projeto foi além do previsto em sua estrutura original, envolvendo tanto a comunidade escolar do CEJA como os alunos privados de liberdade. 

Biografia do Autor

Sofia Regina Paiva Ribeiro, Professora da Rede Pública Estadual do Ceará, no Centro de Educação de Jovens e Adultos Donaninha Arruda, em Baturité.

Mestre em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis -  Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Especialista em Gestão da Educação Pública (UFMG), Informática Educativa (UECE), Mídias na Educação (UFC), Licenciada em Letras (UECE), e-mail: sofiarpr@gmail.com.

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Referência CEJA Donaninha Arruda

Regimento interno (Versão - 2017);

Projeto Político Pedagógico - 2017;

Plano Anual de Atividades - 2017.

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Publicado

21-12-2017

Como Citar

RIBEIRO, S. R. P.; FILHO, F. D. R. Literatura, leitura e conectividade: um relato do CEJA Donaninha Arruda, em Baturité-CE. Travessias, Cascavel, v. 11, n. 3, p. 407–420, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/18146. Acesso em: 28 jan. 2022.

Edição

Seção

LITERÁRIA