"Black Venus" de Angela Carter: a personagem Jeanne Duval e o arquétipo de Afrodite

Autores

Palavras-chave:

Black Venus, Angela Carter, Jeanne Duval, arquétipo de Afrodite.

Resumo


Este artigo pretende analisar a personagem Jeanne Duval do conto “Black Venus”da autora inglesa Angela Carter encontrado em sua coletânea de contos Black Venus (1985). Para isto, utiliza-se o conceito de arquétipos das deusas, em especial o da deusa Afrodite, explicando-se o que significa ser deste arquétipo e de que formas a personagem em questão o personifica. O objetivo, então, é mostrar como Jeanne Duval pode ser analisada a partir do arquétipo de Afrodite, destacando o fato de que ela consegue usar seu aspecto de Mulher-Afrodite para se emancipar e resistir à sociedade patriarcal à sua própria maneira. Sendo assim, este artigo se apóia teoricamente em obras como As deusas e a mulher: nova psicologia das mulheres(1990), de Bolen e Mulher e Deusa: A construção do feminino em Fireworks de Angela Carter(2011), de Rapucci.

Biografia do Autor

Carla Daniel Sardinha Caldeira, Universidade Estadual Paulista, Câmpus de Assis

Graduada em Letras pela UNESP/Assis e, atualmente, aluna do Programa de Pós Graduação em Letras (Mestrado) na mesma universidade.

Cleide Antonia Rapucci, Universidade Estadual Paulista, Câmpus de Assis.

Professora doutora e chefe no departamento de Letras Modernas na UNESP/Assis.

Referências

BAUDELAIRE, C. As flores do mal. In: https://docente.ifrn.edu.br/paulomartins/livros-classicos-de-literatura/as-flores-do-mal-de-charles-baudelaire. Acesso em 30 de julho, de 2019.

BOLEN, J. S. As deusas e a mulher: nova psicologia das mulheres. Trad. Maria Lydia Remédio. São Paulo: Paulinas, 1990.

CARTER, A. “Black Venus”. In: Black Venus. P. 7-24. Londres: Picador, 1985.

HARDING, M. E. Os Mistérios da Mulher. Trad. Maria Elci Sbaccaquerche Barbosa; Vilma Hissako Tanaka. São Paulo: Edições Paulinas, 1985.

RAPUCCI, C. A. Mulher e Deusa: A construção do feminino em Fireworks de Angela Carter. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2011.

Downloads

Publicado

26-12-2019

Como Citar

CALDEIRA, C. D. S.; RAPUCCI, C. A. "Black Venus" de Angela Carter: a personagem Jeanne Duval e o arquétipo de Afrodite. Travessias, Cascavel, v. 13, n. 3, p. 188–198, 2019. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/22943. Acesso em: 22 maio. 2022.

Edição

Seção

LITERÁRIA