O mito Eva Perón, Copi e intertextualidade encenam uma proposta pedagógica

Autores

Palavras-chave:

Copi, Eva Perón, Mito, Intertextualidade.

Resumo


Esse trabalho tem como anseio primário apresentar a biografia de Copi, um peculiar autor argentino, conhecido e mundialmente popularizado por seu estilo excêntrico e absurdo de fazer teatro. Pretende-se também, trazer à luz dos estudos acadêmicos uma de suas obras mais relevantes e impactantes, a peça intitulada Eva Perón, que se caracteriza por fazer uma singular referência a primeira dama argentina, homônima a peça. Compondo o objetivo dessa pesquisa, serão apresentadas ainda, sugestões de como pode ser conduzido o estudo sobre o autor e seu estilo artístico, por meio da prática da intertextualidade. Esse estudo se sustentará sob os pressupostos teóricos das definições clássicas de mito, representadas nesse estudo por três autores de grande referência no tema, sendo eles: Carl G. Jung (2002),  Joseph John Campbell (2004) e Barthes (2001), assim como com as considerações feitas sobre Copi, por Jorge Monteleone (2000) e os jornalistas Maria Moreno (2015) e José Tcherkaski (2015), cujos relatos compõem as publicações que envolvem a trajetória vital e intelectual desse autor que por vezes foi injustiçado pela história e que é quase desconhecido no cenário literário brasileiro. Por meio da revisão bibliográfica, esse trabalho  pretende alcançar como resultado, somar no direcionamento evolutivo das práticas pedagógicas que envolvam a intertextualidade subsidiando a literatura. 

Biografia do Autor

Marcelo Rodrigues, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Possui graduação em Letras Estrangeiras Modernas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pela Universidad de Los Lagos (ULAGOS - CHILE). É pós graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e em Gestão e Coordenação Escolar pela Faculdade Eficaz de Maringá. Atualmente é pós graduando do programa de mestrado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), como pesquisador na linha de Literatura Comparada, com foco nos estudos do Teatro Argentino. Também cursa em nível de especialização, na Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) o curso de Educação: Técnicas e Métodos de Ensino. 

Silvia Maria Soares do Prado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Graduação em Letras/Espanhol pela Universidade Paranaense (2004). Graduação em História pela Universidade do Norte do Paraná (2014) Gerente de divisão da Biblioteca Pública Municipal Sandálio dos Santos de 2005 a 2008. Prêmio Ludicidade pontinhos de Cultura 2008 do MinC - Contação de história. Coordenadora dos espaços museológicos: Museu histórico Celso Formighieri Sperança e Museu da Imagem e do Som de 2009 a 2018.

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Publicado

26-12-2019

Como Citar

RODRIGUES, M.; PRADO, S. M. S. do. O mito Eva Perón, Copi e intertextualidade encenam uma proposta pedagógica. Travessias, Cascavel, v. 13, n. 3, p. 291–307, 2019. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/23347. Acesso em: 22 maio. 2022.

Edição

Seção

LITERÁRIA