Ex-pajé: cultura do povo indígena Paiter Suruí ameaçada e a memória como resistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v14i2.23662
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES)

Palavras-chave:

Luiz Bolognesi, Paiter Suruí, Doutrinação evangélica, Etnocídio.

Resumo

Esta resenha apresenta o documentário-ficção Ex-Pajé (2018), dirigido pelo cineasta Luiz Bolognesi, que aborda a história recente do povo indígena Paiter Suruí, situado na fronteira entre os estados de Mato Grosso e Rondônia (Brasil). A narrativa se desenvolve sob o ponto de vista de Perpera Suruí, antigo pajé que foi destituído da função depois que a religião evangélica impactou as crenças tradicionais dos Paiter Suruí. Por meio de um trabalho de memória e de encenações realizadas pelo ex-pajé, amigos e familiares, o referido documentário mostra os impactos que a indústria madeireira, o agronegócio, e a doutrinação evangélica vêm causando entre os Paiter Suruí desde o primeiro contato com os brancos, em 1969, até os dias atuais. O foco se concentra, sobretudo, nos impactos culturais causados nesse povo pelos brancos, que vão desde a demonização de suas práticas religiosas até a busca em apagar sua tradição e memória, transmitidas, oralmente, no convívio entre as gerações. Em uma primeira compreensão visual, Ex-Pajé pode levar o espectador a entender que no contexto retratado o que sobra são restos, resíduos da cultura e da memória dos Paiter Suruí. Contudo, tal narrativa também pode ser analisada sob a ótica da resistência, verificável, entre outros indícios, no trabalho de memória pelos Paiter Suruí e na criação de suas encenações, que se tornam uma forma de denúncia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Matheus De Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC), vinculado ao CNPq. Graduado em História – Licenciatura e Bacharelado, pela UFSC.

Claricia Otto, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em História, professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC).

Referências

EX-PAJÉ. Direção de Luiz Bolognesi. S.l.: Gullane, 2018. (81 min.), son., color. Legendado.

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. 15. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução: Alain François et al. Campinas: UNICAMP, 2007.

Downloads

Publicado

31-08-2020

Como Citar

DE SOUZA, D. M.; OTTO, C. Ex-pajé: cultura do povo indígena Paiter Suruí ameaçada e a memória como resistência. Travessias, Cascavel, v. 14, n. 2, p. e23662, 2020. DOI: 10.48075/rt.v14i2.23662. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/23662. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

RESENHAS