Metodologias do ensino de Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v15i1.25421

Palavras-chave:

Literatura, metodologia, ensino, estética.

Resumo


No artigo que aqui apresentamos são expostas cinco abordagens referentes à metodologia do ensino de Literatura. Sabe-se que a Literatura, como campo de estudo, tem sido um domínio de interface com a Filosofia, a Sociologia, a Psicologia, a História entre outros campos do conhecimento. Essa característica confere à Literatura um status de quase independência, porém a sua pertença formal à grande área de Linguística, Letras e Artes a reduz a uma simples auxiliar do processo de fixação da língua, quando não é tratada só como objeto lúdico de “aquisição de cultura”. Tais posições em que se encontra a Literatura conduzem a um relativo desinteresse no desenvolvimento e aprimoramento de métodos de ensino desse campo de estudos e, tentando contribuir com essa área de conhecimento, apresentamos os seguintes temas: metodologia do ensino da literatura a partir dos estudos literários; metodologia do ensino da literatura como processo de leitura e escritura; metodologia do ensino da literatura a partir da dimensão estética e lúdica; metodologia do ensino da literatura a partir dos gêneros literários; e metodologia do ensino da literatura a partir da dimensão hermenêutica. Retomando esses instrumentos para o ensino da Literatura, pretende-se estimular o interesse no desenvolvimento de novos caminhos que contribuam para o ensino literário.

Biografia do Autor

Albeiro Mejia Trujillo, Centro Universitário Estácio Taguatinga/DF

Professor de Pesquisa em Educação e de Língua Portuguesa.

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Publicado

27-04-2021

Como Citar

TRUJILLO, A. M. Metodologias do ensino de Literatura. Travessias, Cascavel, v. 15, n. 1, p. 139–155, 2021. DOI: 10.48075/rt.v15i1.25421. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/25421. Acesso em: 21 jan. 2022.

Edição

Seção

ENSAIOS E TEMAS INTERDISCIPLINARES