Seres e saberes em evolução:
metodologias participativas e mídias na educação
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v15i3.27715Palavras-chave:
BNCC, Ensino Híbrido, Metodologias Participativas, Mídias na Educação.Resumo
Tomando como alicerce a linguagem como prática de interação social preconizada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o ensino por metodologias participativas aplicadas em consonância ao modelo de Ensino Híbrido (EH), imprescindível nos dias atuais, apresentamos, neste artigo, a experiência vivenciada em um colégio estadual cívico militar do estado do Paraná, ancorada na aplicação de atividades didático-pedagógicas distintas, por nós elaboradas, capazes de garantir a aprendência por meio do contato direto com a Tecnologia de Comunicação Digital (TCD), a partir da utilização das mídias. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sustentada na teoria da Linguística Aplicada (LA), a qual, em conformidade com a BNCC, tem por objeto de estudo, a linguagem como prática social, pois, assim como Dal Molin (2003), Moita Lopes (2006) e Serres (2013), os quais versam sobre a urgência de mudanças do modelo de ensino tradicional e instigam a busca de modelos mais condizentes com a atual demanda de alunos, nascidos na era digital, afiançamos que a aprendência concretiza-se mais eficazmente a partir da motivação e do protagonismo dos alunos em constante busca pela construção do conhecimento. Tais atividades nos levaram a concluir que as metodologias participativas em consonância com as mídias digitais são cruciais para o desenvolvimento de diversas competências apontadas pela BNCC, bem como para a apropriação das linguagens multimodais presentes nas plataformas midiáticas e para o aprendizado oriundo das interações sociais, sob uma visão crítica do que estabelece a BNCC e o que a realidade nos oferece em termos de exequibilidade.
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