ENTRELAÇANDO MEMÓRIA E EXPERIÊNCIA NA TESSITURA DA
Palavras-chave:
Narrativa, Experiência, História oral temática e Memória.Resumo
Nosso artigo apresenta reflexões preliminares a respeito dos conceitos de
narrativa, experiência e memória em Walter Benjamin e alguns apontamentos sobre a
história oral. Na tentativa de apreender o substrato do imaginário da sexualidade dos
professores dos anos iniciais do ensino fundamental - nosso atual tema de investigação –,
optamos pela História Oral Temática como instrumento metodológico, por considerá-la
uma possibilidade de entrecruzamento da oralidade com a escrita, sendo que entre ambas
há valores distintos. No transcorrer do trabalho com as histórias orais dos colaboradores,para o processo de compreensão das narrativas percebemos a exigência da apreensão
teórica dos conceitos de experiência, memória e narrativa, os quais ganham significado a
partir do diálogo com Walter Benjamin. Identificamos, também com as entrevistas dos
professores, a dificuldade de intercambiar experiências, o que, segundo esse mesmo
teórico, pode ser o resultado da nova forma de organização do trabalho no capitalismo
moderno, da especialização dos trabalhadores em funções específicas, da divisão em lugares
e espaços diferentes, da aceleração do processo produtivo, aspectos esses desencadeadores
de experiências individuais, solitárias, e da sua morte simbólica. Com base nesses
referenciais, as falas dos professores – colaboradores da pesquisa que originou essas
reflexões teóricas iniciais – serão consideradas como narrativas repletas de experiências
vividas, de socialização de tradições, de sensibilidades, de imagens, de histórias individuais
construídas na história coletiva, de pessoas localizadas num determinado lugar e é deste que
falam, sentem, rememoram, significam e ressignificam.
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