ENTRELAÇANDO MEMÓRIA E EXPERIÊNCIA NA TESSITURA DA

Autores

  • Andréa Cristina Martelli

Palavras-chave:

Narrativa, Experiência, História oral temática e Memória.

Resumo

Nosso artigo apresenta reflexões preliminares a respeito dos conceitos de

narrativa, experiência e memória em Walter Benjamin e alguns apontamentos sobre a

história oral. Na tentativa de apreender o substrato do imaginário da sexualidade dos

professores dos anos iniciais do ensino fundamental - nosso atual tema de investigação –,

optamos pela História Oral Temática como instrumento metodológico, por considerá-la

uma possibilidade de entrecruzamento da oralidade com a escrita, sendo que entre ambas

há valores distintos. No transcorrer do trabalho com as histórias orais dos colaboradores,

para o processo de compreensão das narrativas percebemos a exigência da apreensão

teórica dos conceitos de experiência, memória e narrativa, os quais ganham significado a

partir do diálogo com Walter Benjamin. Identificamos, também com as entrevistas dos

professores, a dificuldade de intercambiar experiências, o que, segundo esse mesmo

teórico, pode ser o resultado da nova forma de organização do trabalho no capitalismo

moderno, da especialização dos trabalhadores em funções específicas, da divisão em lugares

e espaços diferentes, da aceleração do processo produtivo, aspectos esses desencadeadores

de experiências individuais, solitárias, e da sua morte simbólica. Com base nesses

referenciais, as falas dos professores – colaboradores da pesquisa que originou essas

reflexões teóricas iniciais – serão consideradas como narrativas repletas de experiências

vividas, de socialização de tradições, de sensibilidades, de imagens, de histórias individuais

construídas na história coletiva, de pessoas localizadas num determinado lugar e é deste que

falam, sentem, rememoram, significam e ressignificam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11-12-2007

Como Citar

MARTELLI, A. C. ENTRELAÇANDO MEMÓRIA E EXPERIÊNCIA NA TESSITURA DA. Travessias, Cascavel, v. 1, n. 1, p. e2778, 2007. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2778. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO