Afinal, quando iniciamos a análise textual discursiva?
Um ensaio das percepções iniciais na visão de pós-graduandos da área de ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v16i1.27927Palavras-chave:
Análise Textual Discursiva, Ensino de Ciências, Pesquisa qualitativa, Pós-Graduação.Resumo
O mergulho em um universo novo traz um misto de sentimentos, inseguranças, angústias e expectativas, não seria diferente na Pós-Graduação. Neste texto, expomos nossa visão e percepção, como alunos de um programa de Ensino em Ciências, frente à Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi. Também evidenciamos ideias gerais sobre essa metodologia, que adotaremos em nossas pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. As reflexões e compreensões apresentadas resumem os assuntos explorados e discutidos em encontros on-line organizados e mantidos pelos alunos do programa. Aliás, um espaço de aprendizados, de exposições de ideias, de compreensões, de criação de sentidos e de constituição de autoria sobre a ATD, bem como dos fenômenos estudados em cada pesquisa. Além disso, consideramos que grupos de discussões dessa natureza sejam essenciais para preparar novos pesquisadores, à medida que fortalece o vínculo dos alunos com o programa e seus pares. Após os encontros, ainda sentimos que, para conhecer algo de forma mais profunda a respeito da metodologia, faz-se necessário a pesquisa e a escrita constantes do aporte referencial teórico, incluindo a prática (em campo) com os procedimentos científicos da análise que ainda não iniciamos.
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