A variação linguística em livros didáticos de Língua Portuguesa do 7º ano
uma análise sob a luz da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v16i1.28702Palavras-chave:
Variação linguística, sociolinguística, livro didáticoResumo
O presente estudo tem como objetivo analisar o tratamento da variação linguística em dois livros didáticos (LDs) de língua portuguesa do 7º ano, Ensino Fundamental (EF); os livros constituem a obra ‘Coleção Apoema’ e ‘Tecendo Linguagens’, respectivamente. A pesquisa está inserida na interface entre a Sociolinguística e o ensino da língua materna português, sendo esses discutidos sob a luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, utiliza-se uma abordagem qualitativa e metodologia descritivo-bibliográfica. Os resultados da análise mostram que o fenômeno linguístico ‘variação’ é pouco explorado em ambos os LDs, que apesar de preconizarem uma abordagem baseada no desenvolvimento de competências e habilidades acaba não as contemplando efetivamente. O fato de a variação linguística ser colocada à margem de outros objetos de estudo, no âmbito escolar, limita uma série de possíveis discussões e reflexões acerca de questões relacionadas à diversidade cultural e vai de encontro à atual necessidade de se combater o preconceito linguístico. Logo, a partir da análise aqui apresentada, bem como dos estudos realizados e que a fundamentam, chama-se a atenção do mercado editorial para a apresentação de propostas didáticas que realmente integrem diferentes práticas de linguagem e experiências estéticas e interculturais, uma vez que essas consolidam o que é preconizado na BNCC, a qual serve de referência para o desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem com bases que dialogam entre si.
Downloads
Referências
BAGNO, M. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola, 2007.
BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 40. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
BAGNO, M. Sete erros aos quatro ventos. São Paulo: Parábola, 2013.
BRASIL. Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017, o qual dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9099.htm#art29. Acesso em: 15 mar. 2021.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 mar. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 mar. 2021.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC, 1997.
COELHO, I. L.; GÖRSKI, E. M.; MAY, G. H.; SOUZA, C. M. N. de. Para conhecer sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2019.
FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008.
OLIVEIRA, T. A.; ARAÚJO, L. A. M.;. Tecendo linguagens: língua portuguesa 7ª ano. 5. ed. Barueri: IBEP, 2018.
SILVA, M. L. G. O papel da escola como instrumento de combate ao preconceito linguístico. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], n. 2, p. e324614, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4614. Acesso em: 21 mar. 2021.
TEIXEIRA, L; SOUSA, S. M.; FARIA, K.; PATTRESI, N. Apoema: língua portuguesa 7º ano. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.