Análise dos indicadores educacionais em Palmas – Tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i1.28714

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Desempenho da Educação, Educação Básica

Resumo

O presente artigo avalia os indicadores de desempenho do ensino público de Palmas no estado do Tocantins, com a intenção de entender a situação atual em que se encontra a educação básica municipal. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental e análise descritiva dos dados externos. Os indicadores analisados foram: evolução do quantitativo das unidades educacionais; matrícula; índice de investimento; índice de distorção idade/série; taxa de analfabetismo, taxa de rendimento escolar, taxa de aprovação, de reprovação, taxa de abandono no Ensino Fundamental e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O período de análise compreendeu os anos de 1991 a 2020. Para tanto, apresentam-se as principais razões para a adoção de medidas com foco na qualidade constante do ensino municipal. Dessa forma, busca-se contribuir com a discussão da prática de avaliação dos resultados dos indicadores no âmbito da educação pública municipal, e assim propor ações que possam aprimorar o Ensino Infantil e Fundamental, o desenvolvimento do aluno e subsequentes melhorias nos resultados internos e externos. Este estudo revelou que a cidade de Palmas obteve avanço na universalização do ensino público e resultados positivos na Educação Infantil e Ensino Fundamental, superando o alcance das metas projetadas. A educação é, além de um projeto indispensável para a melhoria da qualidade de vida e dos direitos sociais, a base para o desenvolvimento social e econômico de uma cidade e/ou uma região.

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Biografia do Autor

Messias Aparecida de Sousa Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em Administração, Pós graduada em Gestão Pública pela Universidade Federal do Tocantins – UFT e em Pós-graduação em Docência do Ensino Superior e MBA em Gestão de Tecnologia da Informação pela Faculdade Albert Einstein, Fae, e Mestranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Federal do Tocantins, UFT. Servidora pública na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura Municipal de Palmas. Fluente em planejamento na gestão pública, monitoramento e avaliação de políticas públicas e em Tecnologia da Informação, realização e execução de projetos de TI. Vivência em ambiente informatizado e em sistema de informação em gestão pública.

Nilton Marques de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Economista, Mestre em Economia Aplicada – UFV, Doutor em Desenvolvimento Regional – UNIOESTE. Professor do Curso de Ciências Econômicas, e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – UFT. Líder do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional e Territorial do Centro Norte do Brasil (DRT – Centro Norte). Bolsista de Produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins – FAPT.

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Publicado

30-04-2022

Como Citar

SILVA, M. A. de S.; OLIVEIRA, N. M. de. Análise dos indicadores educacionais em Palmas – Tocantins. Travessias, Cascavel, v. 16, n. 1, p. e28714, 2022. DOI: 10.48075/rt.v16i1.28714. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/28714. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO