Imagens e método documentário de interpretação na investigação qualitativa em educação
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v16i3.29171Palavras-chave:
Imagem, representação visual, análise formal, método documentárioResumo
A partir de uma revisão bibliográfica, o presente texto argumenta sobre a importância da alfabetização e da interpretação das imagens para a investigação qualitativa em educação. A fundamentação teórica se baseia principalmente em Santaella (2012) que trata sobre as noções de representação visual, destacando que as imagens diferem de acordo com a finalidade a que se destinam, pois possuem diferentes funções e significados. Bohnsack (2007) propõe o método documentário de interpretação e enfatiza sua relevância no tratamento das imagens no âmbito da pesquisa qualitativa. Constata-se a potente contribuição das teorias dos dois autores para as pesquisas sobre as imagens, tanto para a análise formal dos elementos que as compõem quanto para os sentidos e as visões de mundo presentes nas mesmas. O texto apresenta duas imagens que nos possibilitam refletir sobre a importância da análise e da alfabetização visual, uma fotografia produzida por Sebastião Salgado que denuncia as condições de invisibilidade em que vivem comunidades camponesas e indígenas da América Latina, e uma imagem de publicidade, endereçada a determinados públicos, com o objetivo de exortar ao consumo, articulando questões que envolvem gênero. Destaca-se a potência da alfabetização visual, da análise e interpretação de imagens, para demonstrar processos que vem produzir invisibilidade de grupos sociais, estratégias de hierarquização de classes e grupos sociais, bem como desigualdades de gênero e raça.
Downloads
Referências
AUMONT, Jacques. A imagem. 8. ed. Campinas: Papirus, 2004.
BABYMED. Imagem publicitária (pomada para bebês). Disponível em: https://www.facebook.com/babymedbebe/photos/1023390207797221 Acesso em: 18 abr. 2022.
BOHNSACK, Ralf. A interpretação de imagens e o método documentário. Sociologias. Porto Alegre, ano 9, n. 18, p. 286-311, jun./dez. 2007.
BRASIL ON LINE (BOL). Fotografia-Sebastião Salgado. Disponível em: https://www.bol.uol.com.br/listas/as-historias-por-tras-de-fotos-e-series-de-sebastiao-salgado.htm Acesso em 18 abr. 2022.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. Tradução: Jeferson Luiz Camargo. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes-selo Martins, 2015.
ITAÚ CULTURAL. Biografia: Sebastião Salgado. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa2597/sebastiao-salgado. Acesso em: 18 abr. 2022.
JOLY, Martine. Introdução à análise de imagem. 14. ed. Campinas: Papirus, 2012.
LIEBEL, Vinícius. Entre sentidos e interpretações: apontamentos sobre análise documentária de imagens. Educação Temática Digital. Campinas, v. 12, n. 2, p. 172- 189, jan. /jun. 2011.
NEVES, Rita de Araújo; LEITE, Maria Cecília Lorea. Aplicando o Método Documentário de interpretação de imagens na análise de uma charge. In: Anais do VI Encontro Nacional de Estudos da Imagem [e do] III Encontro Internacional de Estudos da Imagem [livro eletrônico] / André Luiz Marcondes Pelegrinelli, Pamela Wanessa Godoi (org.). – Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2017. p. 99-116.
SANTAELLA, Lucia. Leitura de Imagens. São Paulo: Melhoramentos (Como eu ensino), 2012.
WELLER, Wivian; BASSALO, Lucélia de Moraes Braga. Imagens: Documentos de visões de mundo. Sociologias, Porto Alegre, ano 13, n. 28, set./dez. 2011, p. 284-314
WELLER, Wivian, SANTOS, Gislene; SILVEIRA, Rogério Leandro Lima da; ALVES, Adilson Francelino; KALSING, Vera Simone Schaefer. Karl Mannheim e o método documentário de interpretação: uma forma de análise das visões de mundo. Sociedade e Estado, Brasília, v. XVIII, n. 2, p. 375-396, jul./dez. 2002
WELLER, Wivian. A contribuição de Karl Mannhein para a pesquisa qualitativa: aspectos teóricos e metodológicos. Sociologias, Porto Alegre, ano 7, n.13, jan./jun, p. 260-300, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.