Literatura e teatro

acessibilidade e inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i3.30084

Palavras-chave:

Teatro, Literatura, Inclusão de Surdos, Acessibilidade Cultural

Resumo

Este artigo apresenta reflexões acerca da relação entre literatura e teatro inclusivo, por entendermos que além do potencial artístico e criador, o teatro é um recurso valioso para a expressão de sentimentos, ideias, bem como para promover o respeito às opiniões e à diversidade. Para a organização e execução da peça que teve como objetivo promover a inclusão cultural e dar visibilidade a questões linguísticas e culturais das pessoas surdas contamos com a participação de acadêmicos da Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS, campus de Realeza, PR, que compõem o grupo de teatro ‘Turma da Inventação”. A obra Marcelo, Marmelo, Martelo (2011) de Ruth Rocha serviu de inspiração para a peça de teatro. Neste estudo, temos como substrato teórico, autores como -Roland Barthes (1987, 2004); Haroldo de Campos (2006); Augusto Boal (1988); Maria Lucia Pupo (1991,1997); Karin Strobel (2008). A metodologia empregada foi a pesquisa-ação, por meio de oficinas de dramaturgia e reuniões de estudo acerca da expressão da arte pelo teatro e a relação com a cultura surda, incluiu-se também o ensino aprendizagem da Libras aos atores. O projeto de teatro inclusivo desenvolvido, possibilitou aos acadêmicos, a experiência com o texto cênico, como forma de expressão de sentimentos e discussão sobre conflitos do próprio contexto e contribuiu para a sensibilização da comunidade acadêmica e da comunidade externa para temas caros como a acessibilidade cultural.

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Biografia do Autor

Carmen Elisabete de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutoranda em Letras/Literatura na Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE / Cascavel. Mestrado em Letras/Literatura na Universidade do Oeste do Paraná- UNIOESTE/ Cascavel (2019); Graduada em Pedagogia/Séries Iniciais pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI-Campus de Erechim (2005).Curso de intérprete pela FENEIS/RS (2002). Especialista em Interpretação/Tradução e Docência em Libras pela Universidade TUIUTI do Paraná (2008).Atuou como intérprete nas seguintes instituições: URI- Campus de Erechim , APADA -(Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos) de Erechim/RS, e UFFS Campus de Erechim/RS de 2010 a 2013. Atualmente é Professora de LIBRAS e Educação Inclusiva na UFFS - Campus Realeza/ Paraná (2013-atual) . No mestrado desenvolveu pesquisa sobre Literatura Surda Infantil. Tem Experiência em educação de surdos como docente e intérprete . Ênfase no ensino de Libras, Interpretação/Tradução, Língua de Sinais/ Surdez, e Educação Inclusiva.

Lourdes Kaminski Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Lourdes Kaminski Alves possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1985), Especialização em Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas (1988), Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Campinas (1990), Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1996), Doutorado em Literatura Comparada e Teoria Literária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp (2003). Pós-doutorado em Letras: Cultura e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-grad. em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio (2010). Pós-doutorado em Letras pelo Programa de Pós-grad em Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2014) . Docente no Curso de Letras na Universidade Estadual do Oeste do Paraná desde 1989, onde se aposentou como Professor Associado em dezembro de 2018. Atualmente, permanece como pesquisador Sênior, atuando na Pós-graduação da mesma instituição em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atua nos campos de estudos: Literatura Comparada. Literatura e Dramaturgia. Literaturas e Estudos Pós-coloniais. Teoria e Crítica Literária. Ensaísmo Crítico Literário no Brasil e América Latina, pós 1970. Foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras da Unioeste nos biênios (2004-2008); (2012-2014); (2016-2018). É Editora Científica da Revista Línguas&Letras. Professora Associada na ABRALIC, na AILC, Internacional Comparative Literature Association, na Associação Brasileira de Hispanistas (ABH). Líder do Grupo de Pesquisa Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens. Membro do Grupo de Investigación de la Literatura Comparada (GILC), del Instituto de Investigaciones Literarias ?Gonzalo Picón Febres?, la Facultad de Humanidades y Educación, de la Universidad de Los Andes, Mérida-Venezuela. Coordenadora do GT da ANPOLL, Dramaturgia e Teatro (biênio 2016-2018). Coordenadora Adjunta do GT da ANPOLL, Dramaturgia e Teatro (biênio 2018-2020). Coordenadora do Núcleo de Estudos Comparados e Pesquisa em Literatura, Cultura, História e Memória na América Latina. Consultor -ad hoc em processo de seleção PIBIC UFGD, UNIOESTE, UEMS, UNESPAR. Consultor-ad-hoc da Fundação Araucária, CNPq, CAPES. Membro da Diretoria da Associação de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais no Ensino, na Cultura e nas Literaturas Sul-Sul - PODES. Membro do Núcleo de Estudos de Literatura, Oralidade e Outras Linguagens (UFSC/NELOOL). Membro da Diretoria da ANPOLL, biênio (2018-2020). Professor PQ2- CNPq (2018-2021).

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Publicado

19-12-2022

Como Citar

OLIVEIRA, C. E. de; ALVES, L. K. Literatura e teatro: acessibilidade e inclusão. Travessias, Cascavel, v. 16, n. 3, p. e30084, 2022. DOI: 10.48075/rt.v16i3.30084. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/30084. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

[DT] ARTES, PERFORMANCES E INTERARTES NA CENA DO CONTEMPORÂNEO LATINO-AMERICANO