Literature and theater

culture, art and accessibility

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i3.30084

Keywords:

Theater, Literature, Inclusion of the Deaf, Cultural Accessibility

Abstract

This article presents reflections on the relationship between literature and inclusive theater, because we understand that beyond to the artistic and creative potential, theater is a valuable resource for expressing feelings and ideas, as well as promoting respect for opinions and diversity. For the organization and execution of the play that aimed to promote cultural inclusion and give visibility to linguistic and cultural issues of deaf people, we had the participation of academics from the Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS, campus of Realeza, PR, that compose the theater group “Turma da Inventação”. The work Marcelo, Marmelo, Martelo (2011) by Ruth Rocha served as inspiration for the play. In this study, we have as theoretical substrate, authors such as -Roland Barthes (1987, 2004); Haroldo de Campos (2006); Augusto Boal (1988); Maria Lucia Pupo (1991,1997); Karin Strobel (2008). The methodology used was action-research, through dramaturgy workshops and study meetings about the expression of art through theater and the relationship with deaf culture, in addition to teaching and learning Libras to actors. The inclusive theater project enabled the academics, the experience with the scenic text, as a way of expressing feelings and discussing conflicts in the context itself and contributed to raising the awareness of the academic community and the external community to important topics such as cultural accessibility.

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Author Biographies

Carmen Elisabete de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutoranda em Letras/Literatura na Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE / Cascavel. Mestrado em Letras/Literatura na Universidade do Oeste do Paraná- UNIOESTE/ Cascavel (2019); Graduada em Pedagogia/Séries Iniciais pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI-Campus de Erechim (2005).Curso de intérprete pela FENEIS/RS (2002). Especialista em Interpretação/Tradução e Docência em Libras pela Universidade TUIUTI do Paraná (2008).Atuou como intérprete nas seguintes instituições: URI- Campus de Erechim , APADA -(Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos) de Erechim/RS, e UFFS Campus de Erechim/RS de 2010 a 2013. Atualmente é Professora de LIBRAS e Educação Inclusiva na UFFS - Campus Realeza/ Paraná (2013-atual) . No mestrado desenvolveu pesquisa sobre Literatura Surda Infantil. Tem Experiência em educação de surdos como docente e intérprete . Ênfase no ensino de Libras, Interpretação/Tradução, Língua de Sinais/ Surdez, e Educação Inclusiva.

Lourdes Kaminski Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Lourdes Kaminski Alves possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1985), Especialização em Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas (1988), Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Campinas (1990), Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1996), Doutorado em Literatura Comparada e Teoria Literária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp (2003). Pós-doutorado em Letras: Cultura e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-grad. em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio (2010). Pós-doutorado em Letras pelo Programa de Pós-grad em Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2014) . Docente no Curso de Letras na Universidade Estadual do Oeste do Paraná desde 1989, onde se aposentou como Professor Associado em dezembro de 2018. Atualmente, permanece como pesquisador Sênior, atuando na Pós-graduação da mesma instituição em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atua nos campos de estudos: Literatura Comparada. Literatura e Dramaturgia. Literaturas e Estudos Pós-coloniais. Teoria e Crítica Literária. Ensaísmo Crítico Literário no Brasil e América Latina, pós 1970. Foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras da Unioeste nos biênios (2004-2008); (2012-2014); (2016-2018). É Editora Científica da Revista Línguas&Letras. Professora Associada na ABRALIC, na AILC, Internacional Comparative Literature Association, na Associação Brasileira de Hispanistas (ABH). Líder do Grupo de Pesquisa Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens. Membro do Grupo de Investigación de la Literatura Comparada (GILC), del Instituto de Investigaciones Literarias ?Gonzalo Picón Febres?, la Facultad de Humanidades y Educación, de la Universidad de Los Andes, Mérida-Venezuela. Coordenadora do GT da ANPOLL, Dramaturgia e Teatro (biênio 2016-2018). Coordenadora Adjunta do GT da ANPOLL, Dramaturgia e Teatro (biênio 2018-2020). Coordenadora do Núcleo de Estudos Comparados e Pesquisa em Literatura, Cultura, História e Memória na América Latina. Consultor -ad hoc em processo de seleção PIBIC UFGD, UNIOESTE, UEMS, UNESPAR. Consultor-ad-hoc da Fundação Araucária, CNPq, CAPES. Membro da Diretoria da Associação de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais no Ensino, na Cultura e nas Literaturas Sul-Sul - PODES. Membro do Núcleo de Estudos de Literatura, Oralidade e Outras Linguagens (UFSC/NELOOL). Membro da Diretoria da ANPOLL, biênio (2018-2020). Professor PQ2- CNPq (2018-2021).

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Published

19-12-2022

How to Cite

OLIVEIRA, C. E. de; ALVES, L. K. Literature and theater: culture, art and accessibility. Travessias, Cascavel, v. 16, n. 3, p. e30084, 2022. DOI: 10.48075/rt.v16i3.30084. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/30084. Acesso em: 18 jul. 2024.

Issue

Section

DT - ARTES, PERFORMANCES E INTERARTES NA CENA DO CONTEMPORÂNEO LATINO-AMERICANO