Poética em cena e tecidos memoriais em Quizá (2015), uma criação coletiva de Roxana Ávila, Magdalena Morales e Vania Vargas
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v16i3.30166Palavras-chave:
Poética cênica, intermedialidade, poesia em palco, poesia em açãoResumo
O objetivo fundamental deste artigo é mostrar as particularidades da passagem das fronteiras entre os meios de comunicação social, com base na combinação intermediária que tem lugar em Quizá (2015), pelo projeto coletivo Escénica-Poética, do Centro Cultural de España na Guatemala. Quizá tem uma publicação singular da editora independente Catafixia, uma criação composta pela produção poética de Vania Vargas, fotografias de Cecilia Porras Sáenz, com textos da atriz guatemalteca Magdalena Morales e da diretora de teatro costa-riquenha Roxana Ávila, que a dirige. O projeto intermédio contemporâneo Escénica-Poética favorece o encontro entre teatro e poesia. Quizá seja um monólogo em que a atriz guatemalteca Magdalena Morales dialoga com as mulheres que a habitam e que figuram em diferentes facetas da sua vida: a Rapariga - a Mãe - a Avó: a Mulher: a atriz. Através da encenação da poesia de Vania Vargas, é criado um espaço cénico singular no qual a atriz, motivada pela questão de quem ela é, reafirma a sua condição de artista.
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Referências
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