Teses e dissertações em Sociolinguística e Onomástica no PPGL
legado e vínculos
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v17i1.30385Palavras-chave:
Sociolinguística, Onomástica, revisão sistemática de literatura, resumos de teses e dissertações, Programa de Pós-Graduação em Letras da UnioesteResumo
A articulação das teses e dissertações defendidas entre si e com relação à missão e propósitos do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unioeste (PPGL) é um dos parâmetros de avaliação da pós-graduação brasileira utilizado pela CAPES. O objetivo deste artigo é evidenciar como as pesquisas defendidas de 2006 a 2022 nas áreas de Sociolinguística e de Onomástica estão relacionadas com a missão do PPGL e com as linhas de pesquisas “Linguagem: práticas linguísticas, culturais e de ensino” e “Estudo e descrição de fenômenos linguísticos, culturais e de diversidade”. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma revisão sistemática de literatura mediante a qual foram selecionados 28 resumos de teses e dissertações. Os termos presentes nos resumos foram analisados qualitativamente. Considerou-se como indício de vinculação as seguintes pistas textuais: uso de um mesmo termo ou conjunto de termos em diferentes resumos e /ou uso de termos usados nos textos de descrição de missão e objetivos do Programa e/ou na descrição das linhas e nos resumos. A análise terminológica empreendida evidenciou vinculação da maioria das pesquisas à missão do PPGL voltada ao desenvolvimento acadêmico, científico, tecnológico e cultural das regiões de abrangência da instituição, considerando fenômenos linguísticos, literários, culturais e de ensino e a ambas as linhas de pesquisas. A existência de recorrência de termos usados na descrição da missão e da descrição das linhas de pesquisa revelam compartilhamento terminológico entre os resumos e a missão do programa e dos seguintes nichos de pesquisa na segunda linha de pesquisa também vinculados à missão: o estudo da variação linguística, a investigação sobre crenças e atitudes linguísticas e os estudos onomásticos. Enquanto os nichos revelam vínculos entres as pesquisas produzidas no período, o compartilhamento de termos aponta para o legado do conjunto das investigações tanto para o desenvolvimento da missão e dos propósitos do programa quanto para as futuras teses e dissertações a serem desenvolvidas no mesmo.
Downloads
Referências
ANDRADE, Maria Margarida de. “Lexicologia, terminologia: definições, finalidades, conceitos operacionais. In: OLIVEIRA, A. M. P. P. de; ESQUERDO A. N. (org.). As Ciências do Léxico. Lexicologia, Lexicografia, Terminologia, v. 1, 2. ed. Campo Grande: ed.UFMS, 2001, p. 191-200.
BELONI, Wânia Cristiane. Um estudo sobre a fala e a cultura de ítalo-descendentes em Cascavel/PR. 2015. 155 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade –Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2015.
BUTZGE, Clovis Alencar. Linguagem e identidade de pescadores do Lago de Itaipu. 2006. 264 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2006.
CAMARGO, Amanda Kristensen de. Nomes próprios no romance contemporâneo O Berro do Cordeiro em nova York: um estudo onomástico exploratório. 2018. 159 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.
CAMARGO, Amanda Kristensen de. Entremeios do poder: da autonomeação ao nome de urna do pleito municipal de Cascavel e Ponta grossa (Paraná – BR 2020). 2022. 342 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022.
CAPES. Ficha de avaliação. Brasília: CAPES, 2022, p. 1-12.
CAVALHEIRO, Quézia. Espanhol como língua de herança: um estudo das crenças e atitudes linguísticas. 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2020.
COLLING, Patricia Helena Frai. Transformações das práticas nomeadoras no município de Marechal Cândido Rondon-PR. 2022. 207 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022.
CRISTINO, Tathiane. Descrição do rotacismo e do retroflexo em localidades do Oeste paranaense. 2021. 105 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2021.
DALLEASTE, Ana Paula. Crenças e Atitudes linguísticas: um estudo da língua e cultura italianas em Matelândia/PR. 2016. 140 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2016.
FRAI, Patricia Helena. Motivações para a escolha de um segundo nome na antroponímia de rondoniense .2016, 129 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2016.
FUNGUETTO, Anelí Divina. Atitudes linguísticas: um estudo na localidade paranaense de Guaíra. 2021. 203 f. Tese (Doutorado em Letras). – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2021.
GALLI, Michelli Cristina. Uma análise geossociolinguística das consoantes lateral linguodental e vibrante alveolar em Assis Chateaubriand/PR. 2016. 147 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2016.
GEREI, Nadiele Mara Hullen. Formação de áreas linguísticas no oeste do Paraná: análise da oclusiva dental e africada alveopalatal surda e sonora. 2022. 153 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022.
GRESPAN, Taiana. Antroponímia de Toledo-Paraná- 1954-2004. 2014. 103 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2014.
HITZ, Nilse Dockhorn. Crenças Linguísticas de descendentes de pomeranos em três localidades paranaenses. 2017. 211 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017.
JACUMASSO, Tadinei Daniel. Diversidade linguística, cultural e políticas: estudo de uma comunidade ucraniana de Irati/PR. 2009. 159 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2009.
LUCAS, Patrícia. Os nomes comerciais em Naranjal-Paraguai. 2019. 219 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2019.
MENDONÇA, Sônia Cristina Poltronieri. Crenças e Atitudes Linguísticas: Estudo na aldeia Guarani Tekoha Añetete em Diamante d’Oeste/PR. 2020. 207 f. Tese (Doutorado em Letras) –– Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2020.
MEZAVILA, Albertina Ucranianos em Cascavel: a história, a religião e a língua. 2007. 192 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2007.
MOSER, Fabiane. Linguagem em Itaipulândia: antes e depois de Itaipu. 2013. 219 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2013.
NABÃO, Rosangela Martins. O estudo de nomes próprios de nipo-brasileiros de Terra Roxa. 2006. 195 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2006.
PIZZATTO, Solange Goretti Moreira. Indícios de atitudes linguísticas de falantes brasileiros na localidade de Capanema-PR: o falar diferente na fronteira. 2020 .213 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2020.
RECH, Gabriele Cristine. Estudo dos nomes próprios de pessoas na Libras: onomástica e linguística cognitiva em diálogo. 2022. 248 f. Tese (Doutorado em Letras) –– Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022.
ROSA, Eliane Kreutz. Fatores de manutenção e regressão da língua e cultura alemãs no município de Missal, Paraná. 2011. 194 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2020.
SAMPAIO R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista brasileira de fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007. DOI https://doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013
SANTANA, Vanessa Raini de. O papel dos operadores argumentativos na demarcação de crenças e atitudes em Foz do Iguaçu. 2016. 121 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2016.
SCHOLTZ, Adriana de Jesus. De polacos a poloneses, de problema a orgulho: trajetória das atitudes e crenças linguísticas em Virmond/PR. 2022. 206 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022.
SEIDE, Márcia Sipavicius. Prenomes e sobrenomes no Brasil: uma revisão sistemática de literatura. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 17, p. e1704, 2022. DOI: 10.14393/DLv17a2023-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/65296. Acesso em: 3 dez. 2022.
SWALES, Jonh, M; FEAK, Cristine.B. Academic Writing for Graduate Students. Essential tasks and skills. 3. ed. Michigan: The University of Michigan, 2018.
SOUZA, Andréia Cristina de. Análise de aspectos sociolinguísticos em propagandas comerciais. 2010. 129 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2020.
UNIOESTE. O programa. Cascavel: PPGL, 2022. Disponível em: https://www5.unioeste.br/portalunioeste/pos/ppgl/sobre/o-programa/historico. Acesso em: 20 dez. 2022
UNSER, Otaviana Aparecida Baseggio. Língua, cultura e identidade em contexto de línguas em contato no município de Missal. 2006. 146 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2006.
VESCOVI, Jéssica Paula. Prenomes e sobrenomes em Palotina-PR e em Maripá-PR: um estudo comparativo. 2015. 111 f. Dissertação – Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.