Os impactos na saúde dos professores da educação básica durante a pandemia da covid-19

uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i1.30387

Palavras-chave:

Adoecimento, Valorização profissional, Educação, Saúde

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar os trabalhos relacionados aos impactos na saúde dos professores da educação básica durante a pandemia. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, por meio de uma revisão integrativa na base do Scientific Eletronic Library Online, na Biblioteca Virtual em Saúde e PubMed. Foram utilizadas as seguintes palavras-chave: Impactos, saúde, professores, Educação básica, Pandemia e COVID-19. Os critérios de inclusão foram: trabalhos abertos ao público e que estavam em sintonia com os objetivos desta pesquisa. Foram selecionados oito artigos na busca por meio das palavras-chave citadas acima. O critério de exclusão dos textos encontrados foi: artigos que não estavam de acordo com o objetivo deste trabalho. Após a análise dos textos, foram destacados os principais resultados dos artigos coletados. Os estudos discorreram sobre os danos da Pandemia da Covid-19 na saúde mental e física dos professores. Foram identificados alguns fatores, como: excesso de trabalho e atividade doméstica, nos quais resultaram no esgotamento desses profissionais, provocando problemas psicológicos e físicos. Destarte, destaca-se a importância do cuidado da saúde física e mental dos educadores neste período pandêmico, desenvolvendo projetos mitigadores dos impactos da pandemia nos docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janicléia Pereira de Souza, Universidade de Pernambuco (UPE)

Mestranda - Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares, Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina. Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental com ênfase em Auditoria e Perícia, Faculdade do Vale do Jaguaribe, Campus Crato. Graduação - Licenciatura em Ciências Biológicas, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central, Campus Salgueiro. Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco - Professora Efetiva de Biologia.

Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes, Universidade de Pernambuco (UPE)

Graduada em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco - UPE (2002). Especialista em Saúde Pública com Ênfase em Gestão de Serviços e Saúde da Família (UPE). Mestre em Gestão e Economia da Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2014). Doutora em Inovação Terapêutica pelo Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica - PPGIT da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2018). Foi Coordenadora Setorial de Extensão e Cultura da UPE Campus Petrolina entre junho de 2017 e agosto de 2018. Foi Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina (início em 05/10/2020 e término em 20/04/2021). Atualmente é Professora Adjunta do Colegiado de Enfermagem e Coordenadora Setorial de Extensão e Cultura da UPE Campus Petrolina desde 20/04/2021. É docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI), nível mestrado profissional. É representante da UPE no Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto (CRPAM) da VIII Região de Saúde de Pernambuco. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva da UPE Campus Petrolina - GPESC/UPE. Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Economia da Saúde e desenvolve pesquisas nas áreas de acidentes e violências com utilização de métodos quantitativos.

Referências

CIPRIANO, Jonathan Alves; ALMEIDA, L. C. C. S. Educação em tempos de pandemia: análises e implicações na saúde mental do professor e aluno. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020, Maceió. Anais [...]. Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso: Maceió, 2020.

COSTA, Adrielle Souza da et al. O trabalho e a saúde do professor: indícios associados ao adoecimento na profissão. Sistema Integrado de Biblioteca – SIB. 2021.

COSTA, Breno Giordane dos Santos. ESPIGÃO, Helga Silva. PINTO, Marcelo de Rezende. Professor or youtuber? The COVID-19 pandemic, changes in social practice, and the adoption of technologies for distance education. Cadernos EBAPE, v. 20, n. 3, 2022.

GUIMARÃES, Bruno. CHIMENEZ, Thiago. MUNHOZ, Diego. MINIKOVSKI, Heloísa. Pandemia de COVID-19 e as atividades de ensino remotas: riscos ergonômicos e sintomas musculoesqueléticos dos docentes do Instituto Federal Catarinense. Fisioterapia e Pesquisa, v. 29, Epub, abr. 2022.

LEICHTWEIS, laisa raquel; SACVIER, keila alessandra; BORGMANN, marta estela. A complexidade dos tempos atuais exige dos professores o cuidado de si. Salão do conhecimento, v. 7, n. 7, 2021.

PEREIRA, H.; SANTOS, F.; MANENTI, M. Saúde Mental De Docentes Em Tempos De Pandemia: Os Impactos Das Atividades Remotas. BOLETIM DE CONJUNTURA, ano II, vol. 3, n. 9, Boa Vista. 2020.

PEREIRA, Alexandre Jesus de; NARDUCHI, Fábio; DE MIRANDA, Maria Geralda. Biopolítica e Educação: os impactos da pandemia do Covid-19 nas escolas públicas. Revista Augustus, v. 25, n. 51, p. 219-236, 2020.

SANTOS, Weliton da Silva. OLIVEIRA, Agostinha Mafalda Barra de. HONORATO, Antonio Edson Oliveira. Prevalência de transtornos mentais comuns entre docentes da rede estadual de ensino do RN na pandemia de COVID-19. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA. Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia. 2021.

SANTOS, Carla Catarina. OLIVEIRA, Milenna Tainá Ferreira de. SÁ, Aurelania Maria de Carvalho Menezes. "As Principais Dificuldades enfrentadas por Professores durante a Pandemia para Avaliação dos Estudantes dos Anos Iniciais na Escola Municipal Dr. Severino Alves de Sá. Revista de psicologia. 2021.

SOUZA, J. M., DELL’AGLI, B. A. V., COSTA, R. Q. F. DA, & CAETANO, L. M. Docência na pandemia: saúde mental e percepções sobre o trabalho on-line. Teoria E Prática Da Educação, v. 24, n. 2, 142-159. https://doi.org/10.4025/tpe.v24i2.59047. 2021.

SOUZA, Maria Eduarda Iglésias Berardo de; NOVAES, Nathaly Maria Ferreira; ZIRPOLI, Bianca Berardo Pessoa. O Impacto da pandemia por Covid-19 na saúde mental dos professores: revisão sistemática da literatura. FPS. 2021.

TROITINHO, Maria da Conceição Ribeiro. SILVA, Ivonilce Brelaz da. SOUSA, Maiana Maia. SANTOS, Adriana Damascena da Silva. MAXIMINO, Caio. Ansiedade, afeto negativo e estresse de docentes em atividade remota durante a pandemia da COVID-19. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 19, e00331162. DOI: 10.1590/1981-7746-sol00331. 2021.

Downloads

Publicado

28-04-2023

Como Citar

SOUZA, J. P. de; FERNANDES, F. E. C. V. Os impactos na saúde dos professores da educação básica durante a pandemia da covid-19: uma revisão de literatura. Travessias, Cascavel, v. 17, n. 1, p. e30387, 2023. DOI: 10.48075/rt.v17i1.30387. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/30387. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

[DT] 20 ANOS DE PESQUISA E FORMAÇÃO: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS – PPGL