Os sentidos discursivos instaurados no logotipo e slogan “Pátria Amada Brasil”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i1.30548
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001

Palavras-chave:

Sentidos, Memória Discursiva, slogan “Pátria Amada Brasil”

Resumo

Os sentidos que atravessam o logotipo e slogan intitulado “Pátria Amada Brasil”, veiculados durante o governo de Jair Bolsonaro, são analisados neste trabalho com o objetivo de verificar as práticas discursivas instauradas pelo sujeito enunciador desse discurso, bem como os efeitos de sentido mobilizados na cadeia do dizer, no âmbito do corpus mencionado. Busca-se também verificar se os sentidos instaurados em “Pátria Amada Brasil”, quando cotejados com os efeitos de “Brasil, ame-o ou deixo-o", veiculado durante a Ditadura militar, no século XX, evidenciam a existência da memória discursiva em seu aspecto de repetição (interdiscurso) ou se ocorre também deslizamentos de sentidos. As análises são realizadas pelo viés da Análise do Discurso (AD) à luz da teoria de Michel Pêcheux. A metodologia inclui o fechamento do espaço discursivo, o levantamento das condições de produção, a individuação das formações discursivas (FD), dos efeitos de sentido presentes nos discursos e a memória discursiva. As análises mostram que os sentidos que atravessam o slogan “Pátria Amada Brasil” instauram a releitura dos efeitos presentes no enunciado “Brasil, ame-o ou deixo-o", estabelecendo a regularização dos sentidos e a legitimação de valores presentes na sociedade nos anos da Ditadura. Ambos evidenciam práticas discursivas que se ancoram em discursos ideologicamente autoritários, que legitimam a presença do Estado repressivo, o uso da força para a extinção de uma imaginária ameaça comunista, mobilizando efeitos positivos para o nacionalismo e o patriotismo com o objetivo de moldar o comportamento dos sujeitos.

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Biografia do Autor

Carlos Fabrício de Souza Ribeiro de Castro, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Graduado em Letras/Espanhol pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - (UEMS). Bolsista PIBID 2017 a 2019; Iniciação Científica (CNPq/UEMS) 2019 a 2020; Monitor em Linguística UEMS 2018 a 2020; Residência Pedagógica 2020 a 2021. Mestrado Acadêmico em Letras pela UEMS 2021 a 2023. Representante discente titular eleito da pós-graduação para o Conselho Universitário - COUNI/UEMS 2021-2022 e para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE 2022-2023. Representante eleito pela Comunidade Discente da UEMS para Comissão Própria de Avaliação CPA/UEMS 2021-2022. Área de pesquisa e interesse em Semiótica e em Análise do Discurso.

Keyla Lima da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Bacharela em Letras/Linguística pela UEMS em 2017. Realizou pesquisa de iniciação científica em parceria com o CNPq (2016/2017). Licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas Literaturas pelo Centro Universitário FIEO - UNIFIEO em 2018. Atualmente é pesquisadora CAPES e os grupos de pesquisa de interesse são Análise do Discurso de linha francesa e Semântica Histórica do Acontecimento.

Rosemere de Almeida Aguero, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Atua no Curso de Graduação em Letras (nas disciplinas Língua Portuguesa I, Linguística I e Linguística II), no Curso de Pósgraduação "lato sensu" em Estudos Aplicados de Linguagem ( na disciplina Estudos Linguísticos Aplicados à Análise do Discurso) e no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras, da UEMS de Campo Grande. Concluiu a graduação em Letras, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus do Pantanal, o Curso de Mestrado em Estudos Linguísticos, subárea Análise do Discurso, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas e o doutorado em Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), subárea Análises Textuais e Discursivas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase nas disciplinas Linguística e Língua Portuguesa e desenvolve pesquisas na área dos estudos discursivos.

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Publicado

28-04-2023

Como Citar

CASTRO, C. F. de S. R. de; SILVA, K. L. da; AGUERO, R. de A. Os sentidos discursivos instaurados no logotipo e slogan “Pátria Amada Brasil”. Travessias, Cascavel, v. 17, n. 1, p. e30548, 2023. DOI: 10.48075/rt.v17i1.30548. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/30548. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

[DT] 20 ANOS DE PESQUISA E FORMAÇÃO: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS – PPGL