Consciência crítica de trabalho e de alienação em ‘O operário em construção’, de Vinicius de Moraes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i2.30777

Palavras-chave:

Semiótica discursiva, Texto poético, O operário em construção, Vinicius de Moraes

Resumo

Devido aos jogos com a língua e com os sentidos que articula, o texto poético apresenta vários caminhos para a realização da sua leitura. Partindo da ideia de que um dos meios de leitura desse texto pode ser explorando a sua produtividade semântica, o objetivo primeiro deste trabalho é realizar uma leitura semiótica do poema O operário em construção, de Vinicius de Moraes, com base na semiótica discursiva desenvolvida por A. J. Greimas, destacando a crítica que se faz no texto às relações de trabalho e de alienação. A leitura do poema segue a metodologia da análise semiótica do discurso, que apresenta um percurso gerativo da significação, composto por três níveis: narrativo, discursivo e fundamental. Embora centrada no nível discursivo, a leitura considera também elementos dos outros níveis, visto que esses níveis dialogam. Para tanto, este trabalho segue as reflexões de Greimas e Courtés (2016) e seguidores, no que diz respeito à semiótica discursiva; e Marx (1989) e Mészáros (2016), concernente à crítica marxista sobre trabalho e alienação. Como resultado, verificamos que o ator operário, guiado por uma forte reflexão sobre suas condições de trabalho, passa do estado de alienação ao de resistência, ou seja, à ação. Assim, o que antes era mais um operário na construção, passa a ser um operário em construção da consciência crítica e reflexiva.

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Biografia do Autor

Davi Jefferson Araújo da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Desenvolve pesquisa na área de concentração Linguística e Práticas Sociais, investigando os discursos políticos neoconservadores nas mídias digitais a partir da Semiótica Francesa. Graduado em Licenciatura Plena em Letras Língua Portuguesa (2022), pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras, Paraíba. Participou do Programa de Monitoria Acadêmica (2018); do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) (2018-2020); do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) (2020-2021); e do Programa de Residência Pedagógica (RP) (2021). Atualmente, é participante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas de Escrita, de Oralidade e de Mediação Docente (MEDIAÇÃO); do Grupo de Estudos em Discurso, Semiótica e Ensino (GEDISEEN); e do Grupo de Pesquisa Semiótica e Resistência (SERES). Desenvolveu pesquisas em leituras semióticas e psicossemióticas aplicadas a contos de autoria popular.

Mayara Benevenuto Duarte, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas (2021) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Graduanda em Pedagogia pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Linguística Aplicada pela Educaminas; Metodologia de ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Artes pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e em Linguagens, suas tecnologias e o mundo do trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestranda em Linguística, com área de concentração em Linguística e Práticas Sociais, pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING) da UFPB, com bolsa de pós-graduação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no primeiro semestre. Atualmente, é professora efetiva de Língua Portuguesa no Município de Santa Teresinha, PB. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), e bolsista do Programa Residência Pedagógica. É Integrante do Grupo de pesquisa sobre práticas de escrita, oralidade e mediação docente (MEDIAÇÃO); do Grupo de Estudos em Discurso, Semiótica e Ensino (GEDISEEN) e do Grupo de pesquisa Semiótica e resistência (SERES). Atualmente desenvolve pesquisas na perspectiva da Semiótica Discursiva com base Greimasiana.

Maria Nazareth de Lima Arrais, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Possui graduação em Letras pela Fundação Universidade do Tocantins (2012), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1997), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2007) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Atualmente é adjunto da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: conto popular, semiótica, cultura, leitura e produção textual.

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Publicado

29-08-2023

Como Citar

SILVA, D. J. A. da; DUARTE, M. B.; LIMA ARRAIS, M. N. de. Consciência crítica de trabalho e de alienação em ‘O operário em construção’, de Vinicius de Moraes . Travessias, Cascavel, v. 17, n. 2, p. e30777, 2023. DOI: 10.48075/rt.v17i2.30777. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/30777. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM