Critical Consciouness of work and alienation in ‘O operário em construção’ (The worker in construction), by Vinicius de Moraes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i2.30777

Keywords:

Discursive semiotics, Poetic text, Operário em construção, Vinicius de Moraes

Abstract

Due to the games with the language and with the meaning that it articulates, the poetic text presents various forms to carry out its reading. Starting from the idea that one of the means of reading this text can be exploring its semantic productivity, the first objective of this work is to accomplish a semiotic reading of the poem O operário em construção (The worker in construction) by Vinicius de Moraes with base on the discursive semiotics developed by A. J. Greimas, highlighting the critique of work and alienation relationships in the text. The reading of the poem follows the methodology of discourse semiotics analysis, that presents a generative path of meaning, composed of three levels: narrative, discursive and fundamental. Although centered on the discursive level, the reading also considers elements from other levels too, because these levels dialogue. Therefore, this work follows the reflections of Greimas and Courtés (2016) and followers, with regard to the discursive semiotics; and Marx (1989) and Mészáros (2016), concerning the Marxist critique of work and alienation. As a result, we verified that the operário (construction worker) actor, guided by a strong reflection on his working conditions, moves from a state of alienation to a state of resistance, of action. Thus, what was just one more construction worker becomes a operário (construction worker) in construction of critical and reflexive consciousness.

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Author Biographies

Davi Jefferson Araújo da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Desenvolve pesquisa na área de concentração Linguística e Práticas Sociais, investigando os discursos políticos neoconservadores nas mídias digitais a partir da Semiótica Francesa. Graduado em Licenciatura Plena em Letras Língua Portuguesa (2022), pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras, Paraíba. Participou do Programa de Monitoria Acadêmica (2018); do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) (2018-2020); do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) (2020-2021); e do Programa de Residência Pedagógica (RP) (2021). Atualmente, é participante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas de Escrita, de Oralidade e de Mediação Docente (MEDIAÇÃO); do Grupo de Estudos em Discurso, Semiótica e Ensino (GEDISEEN); e do Grupo de Pesquisa Semiótica e Resistência (SERES). Desenvolveu pesquisas em leituras semióticas e psicossemióticas aplicadas a contos de autoria popular.

Mayara Benevenuto Duarte, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas (2021) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Graduanda em Pedagogia pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Linguística Aplicada pela Educaminas; Metodologia de ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Artes pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e em Linguagens, suas tecnologias e o mundo do trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestranda em Linguística, com área de concentração em Linguística e Práticas Sociais, pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING) da UFPB, com bolsa de pós-graduação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no primeiro semestre. Atualmente, é professora efetiva de Língua Portuguesa no Município de Santa Teresinha, PB. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), e bolsista do Programa Residência Pedagógica. É Integrante do Grupo de pesquisa sobre práticas de escrita, oralidade e mediação docente (MEDIAÇÃO); do Grupo de Estudos em Discurso, Semiótica e Ensino (GEDISEEN) e do Grupo de pesquisa Semiótica e resistência (SERES). Atualmente desenvolve pesquisas na perspectiva da Semiótica Discursiva com base Greimasiana.

Maria Nazareth de Lima Arrais, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Possui graduação em Letras pela Fundação Universidade do Tocantins (2012), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1997), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2007) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Atualmente é adjunto da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: conto popular, semiótica, cultura, leitura e produção textual.

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Published

29-08-2023

How to Cite

SILVA, D. J. A. da; DUARTE, M. B.; LIMA ARRAIS, M. N. de. Critical Consciouness of work and alienation in ‘O operário em construção’ (The worker in construction), by Vinicius de Moraes. Travessias, Cascavel, v. 17, n. 2, p. e30777, 2023. DOI: 10.48075/rt.v17i2.30777. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/30777. Acesso em: 18 jul. 2024.

Issue

Section

LINGUAGEM