Tu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v18i1.32075
Agências de fomento
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Palavras-chave:

Natureza, Cianotipia, ensaio, artes visuais

Resumo

Com base na leitura de Natural:mente: vários acessos ao significado de natureza, conjunto de ensaios do filósofo Vilém Flusser (2015), que tem a natureza como tese a partir de suas várias antíteses, e, em especial, o texto “Ventos”, presente no livro, apresento o ensaio fotográfico intitulado Tu, que explora a fotografia de longa exposição em diálogo com a cianotipia, técnica de impressão que evoca o forte impacto das relações entre tempo e luz (neste caso, a solar) para fazer experimentar as dimensões de estranhamento e fugacidade na imagem e nas relações entre nosso (des)entendimento das noções sobre a natureza e nossa existência anímica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Moravi, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda em Artes Visuais pelo Instituto de Artes - IDA/UNB. Ana Moraes Vieira (nome artístico Ana Moravi) é realizadora, produtora e pesquisadora, nascida em Belo Horizonte, MG. Vive e trabalha em Brasília, Distrito Federal, com artes visuais, cinema e arte-educação. Atuou por 4 anos em Cabedelo, Paraíba, onde desenvolveu projetos junto ao Instituto Federal da Paraíba, a coletivos criativos e diversas cineastas. Mestre em Arte e Tecnologia da Imagem pela EBA/UFMG. Produziu a Mostra Horizontes Transversais (2014), lançando o livro Horizontes Transversais - artistas da imagem e som em MG (2000-2010), convergência da sua pesquisa de mestrado. Em Belo Horizonte, integrou o coletivo Colégio Invisível como diretora e produtora, com trajetória de produção com baixos orçamentos, por meio de uma rede de parcerias e filmes exibidos e premiados em circuitos nacionais e internacionais de festivais, canais de TV. Integrou o 30 Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte/Bolsa Pampulha/2010, o Museu do Sexo das Putas (Funarte/Aprosmig), a Bienal de Arte Digital 2018, entre outras exposições coletivas. Foi vocalista na banda Madame Rrose Sèlavy.

Referências

ATTAR, F. A linguagem dos pássaros. Tradução de Álvaro Machado e Sérgio Rizek (com base na versão integral em persa e francês de Garcin de Tassy - 1863). São Paulo: Attar Editorial, 2015.

BONA, D. T. Cosmopoéticas do refúgio. Trad. Milena P. Duchiade. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2020.

CARRASCO, B. Spinoza e a ética dos afetos. Ex-Isto, 2022. Disponível em: https://www.ex-isto.com/2021/09/spinoza-etica-afetos.html. Acesso em: 23 fev. 2023.

DELEUZE, G. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2009.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs. Vol. 1. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O anti-Édipo. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011.

DOMINGUES, J. A. O ensaio como método. Covilhã, Portugal: Universidade da Beira Interior, 2019. Disponível em: https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/7941/1/domingues_jose_2019_ensaio_como_metodo.pdf. Acesso em: 23 abr. 2024.

FERNANDES NETO, M. Mar de ferro: verão. Rio de Janeiro: Ed. do Autor, Coletivo Mangaba, 2021.

FLUSSER, V. Natural:mente: vários acessos ao significado de natureza. São Paulo: Annablume, 2011.

NEUMANN, Stan. Photo: a history from behind the lens. Série televisiva. TV-14, França: 2013. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt3397812. Acesso em: 23 fev. 2023.

REY PUENTE, F. O tempo. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Downloads

Publicado

29-04-2024

Como Citar

VIEIRA, A. M. Tu. Travessias, Cascavel, v. 18, n. 1, p. e32075, 2024. DOI: 10.48075/rt.v18i1.32075. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/32075. Acesso em: 15 maio. 2024.

Edição

Seção

ENSAIOS E TEMAS INTERDISCIPLINARES