Tu

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v18i1.32075
Supporting Agencies
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Keywords:

Nature, cyanotype, essay, visual arts

Abstract

Based on the reading of "Natural:mente. Vários acessos ao significado de natureza" (2015), a set of essays by philosopher Vilém Flusser , which takes nature as a thesis based on their various antitheses, and, in particular, the text "Winds", present in the book, I present the photographic essay entitled Tu, which explores long exposure photography in dialog with cyanotype, a printing technique that evokes the strong impact of the relationship between time and light (in this case, sunlight) to make us experience the dimensions of strangeness and fleetingness in the image and in the relationship between our (mis)understanding of notions about nature and our inner existence.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ana Moraes Vieira, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda em Artes Visuais pelo Instituto de Artes - IDA/UNB. Ana Moraes Vieira (nome artístico Ana Moravi) é realizadora, produtora e pesquisadora, nascida em Belo Horizonte, MG. Vive e trabalha em Brasília, Distrito Federal, com artes visuais, cinema e arte-educação. Atuou por 4 anos em Cabedelo, Paraíba, onde desenvolveu projetos junto ao Instituto Federal da Paraíba, a coletivos criativos e diversas cineastas. Mestre em Arte e Tecnologia da Imagem pela EBA/UFMG. Produziu a Mostra Horizontes Transversais (2014), lançando o livro Horizontes Transversais - artistas da imagem e som em MG (2000-2010), convergência da sua pesquisa de mestrado. Em Belo Horizonte, integrou o coletivo Colégio Invisível como diretora e produtora, com trajetória de produção com baixos orçamentos, por meio de uma rede de parcerias e filmes exibidos e premiados em circuitos nacionais e internacionais de festivais, canais de TV. Integrou o 30 Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte/Bolsa Pampulha/2010, o Museu do Sexo das Putas (Funarte/Aprosmig), a Bienal de Arte Digital 2018, entre outras exposições coletivas. Foi vocalista na banda Madame Rrose Sèlavy.

References

ATTAR, F. A linguagem dos pássaros. Tradução de Álvaro Machado e Sérgio Rizek (com base na versão integral em persa e francês de Garcin de Tassy - 1863). São Paulo: Attar Editorial, 2015.

BONA, D. T. Cosmopoéticas do refúgio. Trad. Milena P. Duchiade. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2020.

CARRASCO, B. Spinoza e a ética dos afetos. Ex-Isto, 2022. Disponível em: https://www.ex-isto.com/2021/09/spinoza-etica-afetos.html. Acesso em: 23 fev. 2023.

DELEUZE, G. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2009.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs. Vol. 1. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O anti-Édipo. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011.

DOMINGUES, J. A. O ensaio como método. Covilhã, Portugal: Universidade da Beira Interior, 2019. Disponível em: https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/7941/1/domingues_jose_2019_ensaio_como_metodo.pdf. Acesso em: 23 abr. 2024.

FERNANDES NETO, M. Mar de ferro: verão. Rio de Janeiro: Ed. do Autor, Coletivo Mangaba, 2021.

FLUSSER, V. Natural:mente: vários acessos ao significado de natureza. São Paulo: Annablume, 2011.

NEUMANN, Stan. Photo: a history from behind the lens. Série televisiva. TV-14, França: 2013. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt3397812. Acesso em: 23 fev. 2023.

REY PUENTE, F. O tempo. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Published

29-04-2024

How to Cite

VIEIRA, A. M. Tu. Travessias, Cascavel, v. 18, n. 1, p. e32075, 2024. DOI: 10.48075/rt.v18i1.32075. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/32075. Acesso em: 18 jul. 2024.

Issue

Section

ENSAIOS E TEMAS INTERDISCIPLINARES