IRACEMA NO CINEMA E O DESEJO PELO REAL

Autores

  • Marcos da Silva Coimbra

Palavras-chave:

Indianismo, Linguagens, Ficção, Documentário, Denúncias.

Resumo

Este trabalho busca entender as estratégias discursivas utilizadas pelos diretores de

cinema Jorge Bodanzky e Orlando Senna para que, a partir da expansão e da subversão do tema

indianista de Iracema, originado na obra de José de Alencar, se utilizassem de métodos que

permitiriam que o cenário brasileiro da época fosse abordado em sua integralidade e sem enfeites,

além de permitirem a convivência entre a ficção e o documentário numa encenação que concede

bastante liberdade aos contracenantes, assimilando também eventos imprevistos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-04-2009

Como Citar

DA SILVA COIMBRA, M. IRACEMA NO CINEMA E O DESEJO PELO REAL. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 1, 2009. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3215. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTE E COMUNICAÇÃO