FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS DE PROTEÇÃO À INFÂNCIA

Autores

  • Helenise Sangoi Antunes

Palavras-chave:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INFÂNCIA, EDUCAÇÃO

Resumo

Este artigo busca investigar as possibilidades que a formação inicial de professores

pode constituir num espaço de debates e encaminhamentos sobre a situação da infância no país.

Esta pesquisa é de cunho qualitativo utilizando-se de pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada

com os participantes da pesquisa. Neste sentido, observamos que os conteúdos

ensinados nos cursos de formação de professores necessitam ser revistos porque, na maioria das

vezes, não se está conseguindo sintonia com as exigências da realidade complexa e desafiante que

se constitui trabalhar inserido no contexto da infância brasileira a postura dos acadêmicos dos

cursos de licenciaturas em relação aos conhecimentos necessita também ser repensada, porque

muitos destes alunos não estabelecem relações do conteúdo ensinado com a realidade que estão

inseridos. Esta postura epistemológica em relação ao conhecimento faz com que os professores

não construam junto aos seus alunos a noção de que o aprender constitui uma atividade

vinculada à realidade sociocultural dos alunos, conhecimento este fundamental para o exercício

da docência. Todos estes aspectos descritos são permeados por uma questão que consideramos

relevante: o eu profissional está interligado com o eu pessoal. Segundo nóvoa ( 1992: 17),“ a

maneira como cada um de nós ensina está diretamente dependente daquilo que somos como pessoa quando

exercemos o ensino”.acreditamos que a incorporação da reflexão no processo de formação de

professores, o zelo com a prática docente desenvolvida na sala de aula, a busca constante pelo

aprimoramento, a auto-crítica e a capacidade de (re)ssignificar os conhecimentos permitam a

instauração de uma possibilidade de qualificar melhor os professores tornando-os pessoas mais

sensíveis em relação as formas de violência física e simbólica.

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Publicado

30-04-2009

Como Citar

SANGOI ANTUNES, H. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS DE PROTEÇÃO À INFÂNCIA. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 1, 2009. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3277. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO