FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS DE PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Palavras-chave:
FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INFÂNCIA, EDUCAÇÃOResumo
Este artigo busca investigar as possibilidades que a formação inicial de professores
pode constituir num espaço de debates e encaminhamentos sobre a situação da infância no país.
Esta pesquisa é de cunho qualitativo utilizando-se de pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada
com os participantes da pesquisa. Neste sentido, observamos que os conteúdos
ensinados nos cursos de formação de professores necessitam ser revistos porque, na maioria das
vezes, não se está conseguindo sintonia com as exigências da realidade complexa e desafiante que
se constitui trabalhar inserido no contexto da infância brasileira a postura dos acadêmicos dos
cursos de licenciaturas em relação aos conhecimentos necessita também ser repensada, porque
muitos destes alunos não estabelecem relações do conteúdo ensinado com a realidade que estão
inseridos. Esta postura epistemológica em relação ao conhecimento faz com que os professores
não construam junto aos seus alunos a noção de que o aprender constitui uma atividade
vinculada à realidade sociocultural dos alunos, conhecimento este fundamental para o exercício
da docência. Todos estes aspectos descritos são permeados por uma questão que consideramos
relevante: o eu profissional está interligado com o eu pessoal. Segundo nóvoa ( 1992: 17),“ amaneira como cada um de nós ensina está diretamente dependente daquilo que somos como pessoa quando
exercemos o ensino”.acreditamos que a incorporação da reflexão no processo de formação deprofessores, o zelo com a prática docente desenvolvida na sala de aula, a busca constante pelo
aprimoramento, a auto-crítica e a capacidade de (re)ssignificar os conhecimentos permitam a
instauração de uma possibilidade de qualificar melhor os professores tornando-os pessoas mais
sensíveis em relação as formas de violência física e simbólica.
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