OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL

Autores

  • Aline Chitero Bueno
  • Edílson Moreira de Oliveira

Palavras-chave:

Pcn, Temas transversais, Desenvolvimento sustentável.

Resumo

A constatação do destaque que a discussão referente à temática ambiental tem

recebido nos meios de comunicação, na comunidade científica e também no cotidiano do

professor em sala de aula, após aprovação da nova lei de diretrizes e bases da educação nacional

(lei federal n. 9.394), origiou a proposta deste artigo. Com esta lei, a educação brasileira passou a

ser orientada pelos parâmetros curriculares nacionais – pcn – os quais propoem, dentre seus

temas tranversais, o “meio ambiente” e, nesta seção, a sustentabilidade como caminho possível

para o enfrentamento da problemática ambiental atual. O objetivo deste artigo é conhecer os pcn

e a disposição da problemática ambiental neste documento. Das conclusões, verificou-se que, ao

se conhecer a sociedade em que a escola está inserida, nota-se que esta expressa um reflexo das

discussões que ocorrem fora dela, considerando-se o histórico da educação ambiental a partir da

década de 1960 e a inserção desta temática na escola, de forma sistemática, com os pcn. Para

tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa teórico-bibliográfica e estruturou-se o artigo em

três seções, nas quais se discute, respectivamente: o que são os pcn; o histórico da problemática

ambiental a partir da década de 1960; e a relação pcn problemática ambiental.

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Publicado

30-04-2009

Como Citar

CHITERO BUENO, A.; MOREIRA DE OLIVEIRA, E. OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 1, 2009. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3292. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO