OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL
Palavras-chave:
Pcn, Temas transversais, Desenvolvimento sustentável.Resumo
A constatação do destaque que a discussão referente à temática ambiental tem
recebido nos meios de comunicação, na comunidade científica e também no cotidiano do
professor em sala de aula, após aprovação da nova lei de diretrizes e bases da educação nacional
(lei federal n. 9.394), origiou a proposta deste artigo. Com esta lei, a educação brasileira passou a
ser orientada pelos parâmetros curriculares nacionais – pcn – os quais propoem, dentre seus
temas tranversais, o “meio ambiente” e, nesta seção, a sustentabilidade como caminho possível
para o enfrentamento da problemática ambiental atual. O objetivo deste artigo é conhecer os pcn
e a disposição da problemática ambiental neste documento. Das conclusões, verificou-se que, ao
se conhecer a sociedade em que a escola está inserida, nota-se que esta expressa um reflexo das
discussões que ocorrem fora dela, considerando-se o histórico da educação ambiental a partir da
década de 1960 e a inserção desta temática na escola, de forma sistemática, com os pcn. Para
tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa teórico-bibliográfica e estruturou-se o artigo em
três seções, nas quais se discute, respectivamente: o que são os pcn; o histórico da problemática
ambiental a partir da década de 1960; e a relação pcn problemática ambiental.
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