PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS INICIAIS: A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE DIFERENTES ÉPOCAS

Autores

  • Jamily Charão Vargas
  • Elinara Leslei Feller
  • Clóvis Renan Jacques Guterres

Palavras-chave:

Escola, Ludicidade, Desenvolvimento Infantil, Práticas Docentes.

Resumo

 

 

Este artigo contempla a reflexão frente ao trabalho de pesquisa e extensão que vêm sendo realizado na Universidade Federal de Santa Maria, abrangendo também uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/ RS. Neste trabalho, busca-se conhecer e refletir sobre as contribuições das atividades lúdicas na prática pedagógica em sala de aula, oportunizando vivências destas atividades. Assim, realiza-se um resgate do brincar em contextos diferentes, percebendo as influências culturais e históricas que os jogos, brinquedos e brincadeiras infantis possuem. Para tanto, embasa-se em autores como Áries (1986), Priore (1995), Santos (2000), Brougère (2001), Fortuna (2002) e Freitas (2006), buscando uma maior compreensão da evolução do ato de brincar e de como ele vêm contribuindo para o desenvolvimento escolar das crianças.

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Publicado

29-08-2009

Como Citar

CHARÃO VARGAS, J.; FELLER, E. L.; JACQUES GUTERRES, C. R. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS INICIAIS: A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE DIFERENTES ÉPOCAS. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 2, 2009. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3385. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO