PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS INICIAIS: A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE DIFERENTES ÉPOCAS
Palavras-chave:
Escola, Ludicidade, Desenvolvimento Infantil, Práticas Docentes.Resumo
Este artigo contempla a reflexão frente ao trabalho de pesquisa e extensão que vêm sendo realizado na Universidade Federal de Santa Maria, abrangendo também uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/ RS. Neste trabalho, busca-se conhecer e refletir sobre as contribuições das atividades lúdicas na prática pedagógica em sala de aula, oportunizando vivências destas atividades. Assim, realiza-se um resgate do brincar em contextos diferentes, percebendo as influências culturais e históricas que os jogos, brinquedos e brincadeiras infantis possuem. Para tanto, embasa-se em autores como Áries (1986), Priore (1995), Santos (2000), Brougère (2001), Fortuna (2002) e Freitas (2006), buscando uma maior compreensão da evolução do ato de brincar e de como ele vêm contribuindo para o desenvolvimento escolar das crianças.
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