CONSUMO COMO PARCEIRO DA COMUNICAÇÃO E DOS SINTOMAS CONTEMPORÂNEOS

Autores

  • Gloria Sadala

Palavras-chave:

Psicanálise, Consumo, Sintoma

Resumo

Neste artigo apontamos a presença do consumo na sociedade contemporânea como
parceiro da comunicação e dos sintomas do sujeito. Há um consumo crescente, de informações,
de bens e de drogas, levando a um consumo da própria subjetividade, entendido como
devastação do campo do desejo. A psicanálise apresenta-se neste contexto como uma forma de
resistência, propondo a recolocação do desejo em causa, para libertar o sujeito das ilusões e dos
efeitos da massificação advindos desta situação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-12-2009

Como Citar

SADALA, G. CONSUMO COMO PARCEIRO DA COMUNICAÇÃO E DOS SINTOMAS CONTEMPORÂNEOS. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 3, 2009. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3421. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTE E COMUNICAÇÃO