INCLUSÃO ESPETACULARIZADA: REFLEXÕES SOBRE A APROPRIAÇÃO DO DISCURSO DE INCLUSÃO PELA MÍDIA

Autores

  • Jefferson Fernando Voss dos Santos

Palavras-chave:

Análise de Discurso, Discurso de inclusão social, Mídia, Publicidade impressa.

Resumo

No texto que segue, tencionamos problematizar a materialização de traços do
discurso de inclusão social na mídia brasileira, mais detidamente na publicidade impressa.
Valendo-nos de alguns pressupostos teóricos da Análise de Discurso de orientação pecheuxtiana,
como sobre os conceitos de discurso, formação discursiva e memória discursiva, esboçaremos,
primeiramente, uma reflexão e análise apoiadas em dois textos referentes à propaganda
governamental do Presidente Lula. Por meio dessa análise, objetivamos indicar alguns
delineamentos da conjuntura histórico-política atual que, hipoteticamente, ocasionaram a
apropriação do discurso de inclusão pela publicidade brasileira. Por fim, faremos algumas
conjecturas a respeito de como tal apropriação discursiva instaurou modificações nas tessituras
do discurso publicitário brasileiro contemporâneo.

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Publicado

29-12-2009

Como Citar

VOSS DOS SANTOS, J. F. INCLUSÃO ESPETACULARIZADA: REFLEXÕES SOBRE A APROPRIAÇÃO DO DISCURSO DE INCLUSÃO PELA MÍDIA. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 3, 2009. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3423. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTE E COMUNICAÇÃO