Entre vozes, ruídos e fragmentos

a direção escolar como experiência tensionada no cotidiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v19i2.35510

Palavras-chave:

gestão escolar, cotidiano, escrita de si, escuta

Resumo

Este artigo investiga o cotidiano da gestão escolar por meio da análise de uma crônica autobiográfica escrita por um diretor de escola pública municipal do interior paulista. Produzida no contexto de uma formação continuada, a narrativa revela tensões, fragmentações e vozes que atravessam a prática gestora. A abordagem qualitativa e autobiográfica adota a reflexão sobre a própria prática como eixo formativo, valorizando o cotidiano escolar como objeto legítimo de investigação e a implicação subjetiva como constitutiva da identidade profissional. A análise evidencia a convivência de múltiplas racionalidades (técnica, afetiva e ética) manifestas em demandas simultâneas, conflitos interpessoais, ruídos institucionais e urgências cotidianas. A gestão escolar aparece como prática tensionada entre o tempo cronológico e o tempo vivido, o planejamento e o improviso. A escuta das vozes do cotidiano (expressas e silenciadas) revela que a autoridade não se sustenta apenas em normas e funções, mas também na sensibilidade aos afetos e gestos mínimos que compõem a vida escolar. A escrita de si configura-se como gesto ético-político, capaz de desvelar sentidos ocultos da gestão e reinscrever o cotidiano como lugar de produção de saberes. O artigo propõe, assim, uma leitura da direção escolar como prática situada, permeada por ruídos, deslocamentos e reinvenções, reafirmando a experiência como base para uma gestão mais sensível, crítica e implicada com o outro.

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Biografia do Autor

Osmar Arruda Garcia, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é Diretor de Escola, na Escola Municipal Djiliah Camargo de Souza da Prefeitura de Rio Claro - SP e Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação da Unesp - Rio Claro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Acompanhamento do Processo Pedagógico e Supervisão Escolar, Sexualidade, Gênero e Diversidade Sexual, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, processos pedagógicos, supervisão escolar, gestão escolar, gênero, minorias culturais, e sexualidade e gênero.

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Publicado

18-08-2025

Como Citar

GARCIA, O. A. Entre vozes, ruídos e fragmentos: a direção escolar como experiência tensionada no cotidiano. Travessias, Cascavel, v. 19, n. 2, p. e35510, 2025. DOI: 10.48075/rt.v19i2.35510. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/35510. Acesso em: 27 ago. 2025.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO