O despertar da curiosidade

o poder da interrogação nos diferentes tipos de perguntas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v19i2.35902

Palavras-chave:

Educar pela Pesquisa, Pesquisa em Sala de Aula, Unidade de Aprendizagem, Questionamento

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar os questionamentos formulados por estudantes do sexto e sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo organizada como multiano, a partir de uma atividade diagnóstica baseada na observação do crescimento de feijões em diferentes tipos de substrato (solo arenoso, argiloso, humífero e algodão umedecido). Esta proposta se fundamenta nos pressupostos teóricos do “Educar pela Pesquisa” (Demo, 2011), e nos aspectos práticos da “Pesquisa em Sala de Aula” (Moraes; Galiazzi; Ramos, 2012), compreendendo o questionamento como uma ferramenta pedagógica eficiente na promoção do protagonismo estudantil.  A metodologia adotada foi qualitativa, utilizando a Análise Textual Discursiva a priori (ATD) (Moraes; Galiazzi, 2011), e a categorização das perguntas segundo a tipologia proposta por Mary Lee Martens (1999). Os resultados indicaram predominância de questionamentos de raciocínio e comparação, além de menor ocorrência de perguntas de medição, contagem e ação, e ausência de questionamentos de atenção e problematização. Tais dados revelam tanto o potencial quanto as lacunas cognitivas dos estudantes, apontando para a importância de práticas pedagógicas interativas que valorizem a curiosidade, a escuta ativa e a construção coletiva do conhecimento. Conclui-se que planejar a partir da curiosidade dos estudantes pode ser uma estratégia eficaz para desenvolver a alfabetização científica, promover a construção e reconstrução dos conhecimentos, consolidando uma cultura investigativa desde os anos iniciais do Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Giulia Caponi de Oliveira, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza, Paraná. Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) pela CAPES (2020 - 2022) e Secretária de finanças do Centro Acadêmico de Ciências Biológicas (CABio) (2023-2025). Possuo interesse em estudos relacionados ao Ensino e Aprendizagem em Ciências, seguindo os pressupostos teóricos e práticos do "Educar pela pesquisa" e "Pesquisa em sala de aula" respectivamente. Atualmente sou professora PSS, trabalhando em duas escolas do Campo como organização multiano no Estado do Paraná.

Bárbara Grace Tobaldini de Lima, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Realeza - Paraná. Graduada em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Paraná, e doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro da Associação Brasileira de Ensino de Ciências (ABRAPEC) e atualmente, Secretária da Regional Sul da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio 3). Atualmente trabalha na área de Formação de Professores no contexto da Educação em Ciências, estágio curricular supervisionado, e a articulação entre os saberes e práticas vinculadas entre os diferentes espaços de formação e atuação profissional.

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Publicado

25-08-2025

Como Citar

OLIVEIRA, G. C. de; LIMA, B. G. T. de. O despertar da curiosidade: o poder da interrogação nos diferentes tipos de perguntas. Travessias, Cascavel, v. 19, n. 2, p. e35902, 2025. DOI: 10.48075/rt.v19i2.35902. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/35902. Acesso em: 27 ago. 2025.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO