A relação entre o conceito de humanidade e o fazer pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v19i3.36208Palavras-chave:
Humanidade, Formação, Sociedade, CurrículoResumo
O presente texto tem por objetivo, a partir de uma análise histórico-hermenêutica, analisar a relação entre a construção do conceito de humanidade e o fazer pedagógico e de como esta relação contribui para a construção da sociedade. Para tanto, ele resgata o conceito de homem estabelecido na Paideia e na Bildung a partir da análise de autores clássicos que estiveram imbricados na construção desses modelos pedagógicos, como Platão, Aristóteles e Goethe, bem como, debruça-se para analisar como o conceito de homem é construído na sociedade contemporânea marcada pelo neoliberalismo a partir de leituras de Friedman e Mudzenguerere. A partir desta base teórica, o texto caminha para demonstrar a importância da consciência da relação entre o conceito de homem e a construção social, demonstrando que, não havendo tal consciência, o fazer pedagógico se transforma em mero fantoche do Status Quo. Por isso, finaliza apontando a necessidade de reforçar este olhar tanto nos currículos de formação de novos educadores, como também no processo de formação continuada.
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