A relação entre o conceito de humanidade e o fazer pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v19i3.36208

Palavras-chave:

Humanidade, Formação, Sociedade, Currículo

Resumo

O presente texto tem por objetivo, a partir de uma análise histórico-hermenêutica, analisar a relação entre a construção do conceito de humanidade e o fazer pedagógico e de como esta relação contribui para a construção da sociedade. Para tanto, ele resgata o conceito de homem estabelecido na Paideia e na Bildung a partir da análise de autores clássicos que estiveram imbricados na construção desses modelos pedagógicos, como Platão, Aristóteles e Goethe, bem como, debruça-se para analisar como o conceito de homem é construído na sociedade contemporânea marcada pelo neoliberalismo a partir de leituras de Friedman e Mudzenguerere. A partir desta base teórica, o texto caminha para demonstrar a importância da consciência da relação entre o conceito de homem e a construção social, demonstrando que, não havendo tal consciência, o fazer pedagógico se transforma em mero fantoche do Status Quo. Por isso, finaliza apontando a necessidade de reforçar este olhar tanto nos currículos de formação de novos educadores, como também no processo de formação continuada.

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Biografia do Autor

Márcio Luís Marangon, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Possui graduação em Filosofia (URI-2009), graduação em Pedagogia (Fael-2018), Pós Graduação em Gestão Educacional (UFSM-2011), Especialização em Planejamento Estratégico e Gestão de Negócios (Fleming-2023), Mestrado em Educação (UPF-2013) e Doutorado em Educação (UPF-2018) - com bolsa de pesquisa PROSUP/CAPES. Dentre as experiências profissionais destacam-se os anos como docente de Filosofia e Ensino Religioso no Ensino Fundamental e Médio, e a docência em Metodologia da Pesquisa, Metodologia Científica e orientação de monografias no curso de Pós-Graduação a experiência com gestão de cursos técnicos e na Coordenação Pedagógica. Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus de Realeza-PR).

Claudecir dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

É professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, 2014) e integra o Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação (Linha 1 Políticas Educacionais), e o Curso de Graduação em Ciências Sociais (UFFS), campus Chapecó. Possui Graduação em Filosofia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (2002); Graduação em Sociologia pela Universidade Comunitária Da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ (2014); Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação - Uniasselvi (2023). Pós-graduação lato sensu em Ética e Filosofia Política pela Universidade Comunitária Da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ (2004); Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2009); Doutorado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio Dos Sinos - UNISINOS (2013); e Pós-doutorado em Educação Comparada, desenvolvido junto ao Grupo de Investigación (GIR) de Educación Comparada Y Políticas Educacionais (ECPES) da Universidade de Salamanca - USAL, Espanha (2020), sob a orientação do Professor Dr. Leoncio Vega Gil. Atualmente cursa Direito (4 Período) na Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC/Chapecó (como parte do curso de Direito, em 2025/2 participa do eMOVIES, cursando a disciplina de Derecho Penal Internacional, na Universidad de Santo Tomás, Colômbia). Coordena o Grupo de Pesquisa (CNPq): Grupo de Pesquisa Educação, Estado e Cidadania (GPEEC). Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado em Educação - PPGE/UFFS) de agosto de 2021 a agosto de 2025. Tem interesse em estudos e pesquisas acerca de Políticas Educacionais (de Estado e de governos) voltadas à formação de professores; carreira profissional e atratividade da profissão docente.

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Publicado

11-12-2025

Como Citar

MARANGON, M. L.; SANTOS, C. dos. A relação entre o conceito de humanidade e o fazer pedagógico. Travessias, Cascavel, v. 19, n. 3, 2025. DOI: 10.48075/rt.v19i3.36208. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/36208. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO