The relationship between the concept of humanity and teaching

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v19i3.36208

Keywords:

Humanity, Education, Society, Curriculum

Abstract

The purpose of this text is to analyze, based on a historical-hermeneutic analysis, the relationship between the construction of the concept of humanity and pedagogy, and how this relationship contributes to the construction of society. To this end, it revisits the concept of man established in Paideia and Bildung based on an analysis of classical authors who were involved in the construction of these pedagogical models, such as Plato, Aristotle, and Goethe, as well as analyzing how the concept of man is constructed in contemporary society marked by neoliberalism based on readings by Friedman and Mudzenguerere. Based on this theoretical foundation, the text goes on to demonstrate the importance of awareness of the relationship between the concept of man and social construction, showing that, without such awareness, pedagogy becomes a mere puppet of the status quo. Therefore, it concludes by pointing out the need to reinforce this perspective both in the training curricula of new educators and in the process of continuing education.

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Author Biographies

Márcio Luís Marangon, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Possui graduação em Filosofia (URI-2009), graduação em Pedagogia (Fael-2018), Pós Graduação em Gestão Educacional (UFSM-2011), Especialização em Planejamento Estratégico e Gestão de Negócios (Fleming-2023), Mestrado em Educação (UPF-2013) e Doutorado em Educação (UPF-2018) - com bolsa de pesquisa PROSUP/CAPES. Dentre as experiências profissionais destacam-se os anos como docente de Filosofia e Ensino Religioso no Ensino Fundamental e Médio, e a docência em Metodologia da Pesquisa, Metodologia Científica e orientação de monografias no curso de Pós-Graduação a experiência com gestão de cursos técnicos e na Coordenação Pedagógica. Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus de Realeza-PR).

Claudecir dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

É professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, 2014) e integra o Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação (Linha 1 Políticas Educacionais), e o Curso de Graduação em Ciências Sociais (UFFS), campus Chapecó. Possui Graduação em Filosofia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (2002); Graduação em Sociologia pela Universidade Comunitária Da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ (2014); Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação - Uniasselvi (2023). Pós-graduação lato sensu em Ética e Filosofia Política pela Universidade Comunitária Da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ (2004); Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2009); Doutorado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio Dos Sinos - UNISINOS (2013); e Pós-doutorado em Educação Comparada, desenvolvido junto ao Grupo de Investigación (GIR) de Educación Comparada Y Políticas Educacionais (ECPES) da Universidade de Salamanca - USAL, Espanha (2020), sob a orientação do Professor Dr. Leoncio Vega Gil. Atualmente cursa Direito (4 Período) na Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC/Chapecó (como parte do curso de Direito, em 2025/2 participa do eMOVIES, cursando a disciplina de Derecho Penal Internacional, na Universidad de Santo Tomás, Colômbia). Coordena o Grupo de Pesquisa (CNPq): Grupo de Pesquisa Educação, Estado e Cidadania (GPEEC). Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado em Educação - PPGE/UFFS) de agosto de 2021 a agosto de 2025. Tem interesse em estudos e pesquisas acerca de Políticas Educacionais (de Estado e de governos) voltadas à formação de professores; carreira profissional e atratividade da profissão docente.

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Published

11-12-2025

How to Cite

MARANGON, M. L.; SANTOS, C. dos. The relationship between the concept of humanity and teaching. Travessias, Cascavel, v. 19, n. 3, 2025. DOI: 10.48075/rt.v19i3.36208. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/36208. Acesso em: 14 dec. 2025.

Issue

Section

EDUCAÇÃO