A TRANSFORMAÇÃO DOS SABERES LINGÜÍSTICOS NA PASSAGEM DO SÉCULO XIX AO SÉCULO XX E A CONSTITUIÇÃO DA LÍNGUA NACIONAL DO BRASIL

Autores

  • Juci Mara Cordeiro

Palavras-chave:

transformação lingüística, gramatização da LP, língua nacional.

Resumo

Aborda-se sobre a transformação dos saberes lingüísticos na passagem do séc. XIX ao século XX. primeiramente discorre-se sobre algumas línguas que estiveram em contato com a língua portuguesa do Brasil desde o período colonial até o século xx. Esses contatos lingüísticos acontecem em diferentes épocas e, juntamente com outros eventos histórico-políticos, ajudam a construir a história da sociedade brasileira e a compreender o processo de constituição da língua nacional do Brasil. apresentam-se algumas perspectivas teóricas em relação à gramatização brasileira do português, utilizando-se de posturas de autores tais como Orlandi (2001), Orlandi e Guimarães (2001), Mariani (2004) e Auroux (1994), por exemplo. Evidenciam-se alguns elementos que foram cruciais para o processo de gramatização brasileira do português, tais como os trabalhos relacionados ao léxico, as gramáticas, os programas criados para o ensino da língua portuguesa e a fundação do colégio D. PEDRO II, por exemplo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-04-2010

Como Citar

CORDEIRO, J. M. A TRANSFORMAÇÃO DOS SABERES LINGÜÍSTICOS NA PASSAGEM DO SÉCULO XIX AO SÉCULO XX E A CONSTITUIÇÃO DA LÍNGUA NACIONAL DO BRASIL. Travessias, Cascavel, v. 4, n. 1, p. e3626, 2010. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3626. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM