PERSPECTIVAS CULTURAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: VÍNCULOS E REDIMENSIONAMENTO PARA A PRÁTICA DOCENTE
Palavras-chave:
Cultura, Ensino de ciências, Formação docente.Resumo
O presente texto pretende direcionar uma reflexão, com base na pesquisa bibliográfica, acerca das questões culturais, cujo tema não é novo no meio acadêmico, apontando para seu entrelaçamento com o ensino em disciplinas de Ciências Naturais (Ciências, Química, Física e Biologia) nas escolas brasileiras. Os vínculos entre os elementos culturais e os processos de ensino e aprendizagem nas disciplinas de Ciências Naturais necessitam, com urgência, ser aprofundados, tanto a nível acadêmico, enquanto pesquisa, quanto no nível da prática docente em sala de aula, sob a justificativa de sua ausência das preocupações cotidianas dos profissionais da educação básica e de seus processos formativos formais. Neste sentido, o artigo encaminha sugestões para redimensionamentos relevantes para as ações no ensino de ciências, fundamentados em aspectos associados a elementos culturais de grande importância.Downloads
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