A PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO PAPEL FUNDAMENTAL NA REALIZAÇÃO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Lilian Machado Marques
  • Maria Antonia Carniello
  • Germano Guarim Neto

Palavras-chave:

Ambiente, percepção, alunos, escola, Porto Limão, Cáceres-MT

Resumo

Uma das maneiras de trabalhar a Educação Ambiental na escola é por meio da
pesquisa. O objetivo do presente estudo foi registrar a percepção Ambiental de estudantes da
Escola Municipal Santa Catarina, localizada na comunidade Porto Limão na cidade de Cáceres-
MT. Foram envolvidos 26 alunos do ensino básico, fundamental e médio da escola. Foi realizada
uma entrevista semi-estruturada com os alunos. Os resultados apontaram que quanto aos alunos
7,7% dos envolvidos não consegui registrar uma definição para o meio ambiente. Outros 23,1%
confundiram ações de conservação ambiental como conceito, 30,8% dos informantes afirmaram
que o meio ambiente é definido como tudo que nos rodeia. Outros 3,8% consideram que meio
ambiente é constituído apenas pelos animais e vegetais. Para 34,6% meio ambiente é sinônimo de
meio natural. Referente a presença do homem como parte do meio, constatou-se que 88,5% dos
entrevistados dizem que são parte, já 3,8% dos entrevistados disseram não fazerem parte do meio
ambiente, pois trata-se do lugar dos animais. Outros 7,7% se mostraram incertos de sua presença
neste. Quando indagados sobre como conservar o meio ambiente. As propostas surgiram na
seguinte ordem: a não poluição dos ambientes como escola, quintais, estradas e rio, dizer não as
queimadas e aos desmatamentos, conservar os animais da região, conservar o solo. Trabalhar a
educação Ambiental é importante porque contribui para a percepção do homem como parte do
meio, ressalta suas expectativas e suas maiores preocupação em relação a este.

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Publicado

22-12-2010

Como Citar

MACHADO MARQUES, L.; CARNIELLO, M. A.; GUARIM NETO, G. A PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO PAPEL FUNDAMENTAL NA REALIZAÇÃO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Travessias, Cascavel, v. 4, n. 3, p. e4616, 2010. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4616. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO