O QUE É QUE A MULATA TEM? HISTÓRIA E CULTURA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO

Autores

  • Amanda Braga
Agências de fomento
Capes

Palavras-chave:

discurso, história, cultura, mulata.

Resumo

A partir de uma peça publicitária lançada em 2006 pela Cerveja Mulata, este ensaio tem por objetivo discutir o imaginário construído sobre a mulher mulata no contexto brasileiro. Pautados em uma análise que engloba os fatores históricos que sustentam, bem como os fatores culturais que são refletidos pelo discurso publicitário, nosso intuito é entender de que modo os discursos sobre mulatismo, mulheres e comidas estão postos, de que modo dialogam e, principalmente, de que modo trabalham na construção de uma identidade nacional. Assim, nossa proposta é empreender uma análise do discurso que não perde de vista a cultura em detrimento da história, mas que promove o diálogo das duas instâncias, levando em conta as especificidades de nossa formação como fator constitutivo da produção de sentidos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-12-2011

Como Citar

BRAGA, A. O QUE É QUE A MULATA TEM? HISTÓRIA E CULTURA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO. Travessias, Cascavel, v. 5, n. 3, p. e5798, 2011. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/5798. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTE E COMUNICAÇÃO