Ambiguidades da inovação: implicações da ambiguidade lexical nos textos da área de inovação tecnológica e no contexto da integração comercial e científica internacional
Palavras-chave:
Ambiguidade Lexical, Polissemia, Inovação Tecnológica.Resumo
Este artigo trata dos impactos da ambiguidade lexical encontrada nos textos do domínio da inovação tecnológica, ambiguidade esta derivada da incidência de fenômenos linguísticos diversos, tais como, a polissemia, a ambivalência e a vagueza ou indeterminação semântica, presente em expressões chave da área; bem como da importância do léxico da inovação tanto para as transações comerciais regionais de transferência de tecnologia quanto para as ações de integração e consolidação de blocos econômicos internacionais. Para esse fim, adotamos como metodologia para as análises os pressupostos da linguística de corpus, mediadas pelas ferramentas de extração automáticas de informações fornecidas pela linguística computacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.