SOCIEDADE ADMINISTRADA, INDIVÍDUO MODERNO E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE ZYGMUNT BAUMAN

Autores

  • Rafael Bianchi Silva
  • Alonso Bezerra de Carvalho

Palavras-chave:

Modernidade, Educação, Zygmunt Bauman

Resumo


O objetivo deste trabalho é debater o nascimento do indivíduo moderno e o contexto da chamada “sociedade administrada” a partir dos estudos realizados pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman. A partir desses dois pontos, discute-se a relação com a instituição escolar, enquanto um dos dispositivos que coloca em funcionamento a administração da vida. Por fim, discorre-se sobre a problemática da liberdade, concebendo-a a partir de um discurso contraditório que, ao mesmo tempo em que toma o indivíduo como ser livre de determinações, o insere em novas formas de controle, como por exemplo, práticas presentes na sociedade de consumo.

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Publicado

28-01-2016

Como Citar

SILVA, R. B.; CARVALHO, A. B. de. SOCIEDADE ADMINISTRADA, INDIVÍDUO MODERNO E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE ZYGMUNT BAUMAN. Travessias, Cascavel, v. 9, n. 2, 2016. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/9084. Acesso em: 24 jan. 2022.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO