SOCIEDADE ADMINISTRADA, INDIVÍDUO MODERNO E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE ZYGMUNT BAUMAN

Autores

  • Rafael Bianchi Silva
  • Alonso Bezerra de Carvalho

Palavras-chave:

Modernidade, Educação, Zygmunt Bauman

Resumo

O objetivo deste trabalho é debater o nascimento do indivíduo moderno e o contexto da chamada “sociedade administrada” a partir dos estudos realizados pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman. A partir desses dois pontos, discute-se a relação com a instituição escolar, enquanto um dos dispositivos que coloca em funcionamento a administração da vida. Por fim, discorre-se sobre a problemática da liberdade, concebendo-a a partir de um discurso contraditório que, ao mesmo tempo em que toma o indivíduo como ser livre de determinações, o insere em novas formas de controle, como por exemplo, práticas presentes na sociedade de consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-01-2016

Como Citar

SILVA, R. B.; CARVALHO, A. B. de. SOCIEDADE ADMINISTRADA, INDIVÍDUO MODERNO E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE ZYGMUNT BAUMAN. Travessias, Cascavel, v. 9, n. 2, p. e9084, 2016. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/9084. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO